Folha de S. Paulo


Treinador mais longevo da Série A, Dorival Jr. é demitido pelo Santos

Guilherme Dionizio/Folhapress
Dorival Júnior comanda treino do Santos
Dorival Júnior comanda treino do Santos

Dorival Júnior, treinador mais longevo da Série A do Brasileiro, foi demitido pelo Santos neste domingo (4). Ele não resistiu à derrota por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, no sábado (3). A decisão foi tomada após reunião da diretoria com o técnico.

Em nota, o ex-treinador santista agradeceu a diretoria, a torcida e os jogadores pelo tempo à frente do time.

Contra o Botafogo, na próxima quarta-feira (7), no Pacaembu, a equipe será comandada pelo auxiliar e ex-jogador Elano, que assume a função interinamente.

Com a queda de Dorival, o técnico mais longevo na Série A agora é Marcelo Cabo, do Atlético-GO, há um ano e um mês no cargo, seguido por Zé Ricardo, do Flamengo, que completou um ano como técnico do time no fim de maio.

Em sua segunda passagem pela equipe da Vila Belmiro, Dorival ficou pouco menos de dois anos no cargo. Chegou em julho de 2015, quando o Santos estava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 17ª colocação.

Naquele ano, recuperou a equipe no Nacional (acabou em sétimo) e foi vice-campeão da Copa do Brasil. Na temporada seguinte, venceu o Campeonato Paulista e foi vice-campeão do Brasileiro.

Dorival deixa a equipe na 16ª posição do Nacional, com apenas três pontos em quatro rodadas, mas classificado às oitavas de final da Libertadores, invicto, e às quartas de final da Copa do Brasil.

O técnico sofria pressão desde o Paulista, competição na qual o Santos perdeu todos os clássicos disputados e teve alguma dificuldade até mesmo para passar da fase de grupos, antes de ser eliminado, nos pênaltis, pela Ponte Preta nas quartas de final.

Identificado com o clube, Dorival Júnior realizou seus dois melhores trabalhos recentes à frente do Santos.

Em 2010, quando chegou ao clube após vencer a Série B do ano anterior com o Vasco, comandou o time que ficou conhecido por uma grande eficiência ofensiva e goleadas. Era o time de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Robinho. Naquele ano, o Santos venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

Apesar de ter ganhado dois títulos, Dorival não ficou no Santos nem até o fim daquele ano. Deixou a equipe após discussão com Neymar.

O jogador xingou o técnico após ser proibido de bater um pênalti numa partida contra o Atlético-GO na Vila Belmiro. Dorival não gostou da atitude e decidiu deixar Neymar fora de duas partidas, contra Guarani e Corinthians.

Os dirigentes do Santos não admitiram que o jogador ficasse de fora do clássico, intervieram e demitiram o treinador por "insubordinação".

Depois disso, Dorival passou por Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, sem destaque. Nesses clubes, mais lutou contra rebaixamentos do que venceu títulos.

Cinco anos depois de ser demitido, voltou à Vila para se reencontrar na carreira. Com um futebol vistoso, com Geuvânio, Ricardo Oliveira e Gabriel em boa fase, foi vice-campeão da Copa do Brasil. No ano seguinte, venceu o Paulista e foi vice brasileiro.

Neste ano, porém, o Santos ainda não jogou um bom futebol, apesar de ter mantido a mesma base de 2016.

Na temporada, a equipe tem 15 vitórias, quatro empates e oito derrotas. Contra adversários que disputam a Série A, foram apenas duas vitórias e sete derrotas.

-

ALTOS E BAIXOS DA PASSAGEM DE DORIVAL

9.jul.2015
Dorival Jr. é anunciado como novo treinador do Santos, que estava na zona de rebaixamento

2.dez.2015
Recuperada no Brasileiro, equipe perde final da Copa do Brasil

8.mai.2016
Após vencer Audax na Vila Belmiro, Santos é campeão Paulista

3.ago.2016
Santos empata com o Flamengo e assume liderança do Brasileiro após mais de dez anos

19.out.2016
Jogando contra time misto do Inter, Santos é eliminado da Copa do Brasil no Beira-Rio

11.dez.2016
Santos acaba o Brasileiro na vice-liderança, em campanha acima das expectativas

10.abr.2017
Santos é eliminado pela Ponte Preta nas quartas de final do Paulista após ser derrotado em todos os clássicos

23.mai.2017
Equipe bate o Sporting Cristal por 4x0 na Vila e se classifica, invicta, na Libertadores

4.jun.2017
Dorival Jr. é demitido um dia depois de perder para o Corinthians


Endereço da página:

Links no texto: