Folha de S. Paulo


Na estreia de Dal Zotto, seleção leva virada da Polônia pela Liga Mundial

Divulgação/FIVB
Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira de vôlei, estreia no comando do time com derrota para a Polônia por 3 a 2, pela Liga Mundial de vôlei
Renan Dal Zotto estreia no comando da seleção brasileira de vôlei com derrota

Em seu primeiro jogo sob a orientação de Renan Dal Zotto, a seleção brasileira masculina estreou com derrota na Liga Mundial de Vôlei. Nesta sexta-feira, a equipe perdeu para a Polônia por 3 sets a 2, com parciais de 20/25, 25/20, 25/19, 22/25 e 8/15 em Pesaro, na Itália.

Medalhista olímpico em Los Angeles-1984 como jogador, Dal Zotto estreou nesta sexta em jogos oficiais com a grande responsabilidade de substituir Bernardinho. Além disso, sua equipe joga para defender a supremacia na Liga Mundial, pela qual já conquistou nove títulos. A Itália está logo atrás, com uma taça a menos.

Depois de deixar escapar a chance de fechar a partida no quarto set, a seleção brasileira permitiu que os poloneses abrissem boa vantagem no início da quinta parcial.

O Brasil segue em Pesaro. Neste sábado (3) contra o Irã, às 12 horas (de Brasília). No domingo (4), a equipe verde e amarela enfrenta os anfitriões da etapa, a seleção italiana, às 9 horas (de Brasília).

Na Liga Mundial, as seleções são divididas em grupos e fazem três etapas classificatórias em cada sede: Itália, Bulgária e Argentina. A fase final será disputada no Brasil, na Arena da Baixada (Curitiba). A seleção brasileira já está classificada antecipadamente por ser pais-sede da etapa.

Dal Zotto não é calouro no comando de times de vôlei. Foi, por exemplo, técnico do Florianópolis campeão da Superliga na década passada. Também dirigiu a equipe italiana do Sisley Treviso. Mas é a primeira vez que treina um selecionado nacional. Até por isso, quer manter o padrão do antecessor.

Precavido, fez questão de manter o ex-treinador próximo. Bernardinho atua como consultor e participa de reuniões referentes à equipe.

"Não existe essa sombra [do Bernardinho]. Sombra é algo que perturba ou incomoda, e o que acontece é o contrário disso. É bom tê-lo ao nosso lado. É uma pessoa inspiradora, que agrega e que tem muito ajudar", afirmou, em entrevista à Folha.


Endereço da página:

Links no texto: