Folha de S. Paulo


Manchester United vence Ajax e é campeão inédito da Liga Europa

Anders Wiklund/TT News Agency/AFP
Mkhitaryan (esq.) comemora gol do Manchester United ao lado de Paul Pogba
Mkhitaryan (esq.) comemora gol do Manchester United ao lado de Paul Pogba

O Manchester United voltou a conquistar um título europeu após nove anos. Na Friends Arena, em Estocolmo, a equipe treinada por José Mourinho derrotou nesta quarta-feira (24) o Ajax por 2 a 0 e conquistou o título inédito da Liga Europa. Pogba e Mkhitaryan fizeram os gols da vitória, que também garantiu a classificação dos ingleses à fase de grupos Liga dos Campeões da próxima temporada.

Contra um adversário que entrou em campo com a média de idade de 22 anos, o United mostrou experiência ao controlar o ritmo do jogo mesmo ficando menos tempo com a bola nos pés. Foi a primeira conquista continental dos ingleses desde a temporada 2007/08, quando o time que tinha como estrela Cristiano Ronaldo venceu a Liga dos Campeões nos pênaltis contra o Chelsea.

O United iniciou melhor a partida, porém o Ajax não se intimidou e tentou fazer seu jogo de toque de bola e chegada rápida ao ataque, em especial pelas pontas. O placar acabou movimentado em um lance despretensioso de Paul Pogba, que dominou na entrada da área, puxou para o pé esquerdo e finalizou rasteiro. O chute desviou na marcação adversária e foi para as redes do goleiro Onana aos 20min. Uma vez na frente no marcador, a equipe treinada por Mourinho retraiu e passou a ser pressionada pelos holandeses, porém sem sofrer riscos. Logo após o retorno do intervalo, aos 2min, os ingleses ampliaram a vantagem com Mkhitaryan, que aproveitou a sobra de um escanteio dentro da pequena a área e mandou para o gol.

Apesar de inexperiente, o jovem time do Ajax mostrou personalidade e jogou desde o início com uma postura ofensiva. Com mais posse de bola antes mesmo de sair atrás no placar, a equipe holandesa pressionou em busca do gol com praticamente todos seus jogadores. Até os zagueiros subiam na direção da área buscando infiltrações, porém a retaguarda do United se mostrou difícil de ser superada - De Gea foi obrigado a fazer somente uma defesa no primeiro tempo. O panorama não mudou na etapa complementar, mesmo após as mudanças executadas pelo técnico Peter Bosz. No final, os holandeses acertaram a meta adversária em apenas três ocasiões e tiveram que se contentar com o vice.

O brasileiro David Neres, único que poderia entrar em campo para a decisão, saiu do banco de reservas no segundo tempo no lugar de Dolberg, aos 17min. Colocado para atuar pela ponta direita, o atacante ex-São Paulo mostrou habilidade quando pegou na bola, porém não alterou o andamento da partida. Ele acabou preso na marcação sólida do United, que praticamente inutilizou as tentativas do Ajax atacar.

Realizada apenas dois dias após o atentado que vitimou 22 pessoas durante um show da artista Ariana Grande em Manchester, a decisão da Liga Europa teve uma homenagem antes do apito inicial. Com os times abraçados em lados opostos do círculo central, um minuto de silêncio, seguido de outro de aplausos, foi realizado em memória aos mortos na cidade inglesa.


Endereço da página: