Folha de S. Paulo


Chape recebe punição da Conmebol e é eliminada da Libertadores

Agustin Marcarian/Associated Press
Luiz Otávio (dir.) durante jogo da Chapecoense contra o Lanús
Luiz Otávio (dir.) durante jogo da Chapecoense contra o Lanús

O Tribunal da Conmebol puniu a Chapecoense, nesta terça (23), com a perda de três pontos pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, 24, na vitória sobre o Lanús por 2 a 1, no último dia 17, pela quinta rodada da Libertadores. Pela decisão, o placar do jogo foi modificado para 3 a 0 para o time argentino.

A punição eliminou a Chapecoense da competição mesmo após a vitória sobre o Zulia por 2 a 1 na noite desta terça, com gols de Arthur e Andrei Girotto, em Chapecó.

Se não fosse punida, a equipe chegaria a dez pontos e se classificaria para as oitavas à frente do Nacional (URU), que ficou com oito pontos. O clube entrará com um recurso.

"Até amanhã devemos pedir para a Conmebol enviar as razões desta decisão", disse Luiz Antônio Palaoro, vice-presidente jurídico do time catarinense, que afirmou que a estratégia de defesa será mantida.

De acordo com Mario Bittencourt, advogado contratado para defender o clube no caso, a equipe foi induzida ao erro pela confederação.

O Tribunal da Conmebol estabeleceu punição de três jogos a Luiz Otávio pela expulsão no jogo contra o Nacional (URU), dia 24 de abril.

A Chapecoense alega que não foi avisada formalmente do resultado do julgamento.

O zagueiro cumpriu um jogo de suspensão automática na partida contra o Atlético Nacional, pela final da Recopa Sul-Americana, e foi escalado para enfrentar o Lanús.

O time afirma que ficou sabendo da punição pelo delegado da partida, quando faltavam dois minutos para os jogadores entrarem em campo na Argentina.

Inconformado por ter sido avisado da punição em cima da hora, o presidente da equipe catarinense, Plínio David de Nês, permitiu que o jogador fosse escalado.

A Chapecoense encaminhou sua defesa na segunda-feira (22). Na tarde desta terça, os advogados do clube foram convocados para participarem de uma videoconferência para explicar o caso. Uma hora depois, a entidade comunicou a punição.

Mesmo assim, a vitória desta terça-feira deixou o time na terceira posição do Grupo 7, classificando-o para defender seu título na Copa Sul-Americana.

A Chapecoense ganhou o direito de participar da edição deste ano da Libertadores após ser declarada pela Conmebol como a campeã da Copa Sul-Americana de 2016.

A entidade deu o título para o time uma semana após o voo da LaMia que transportava a delegação para Medellín, local do primeiro jogo da decisão do torneio, contra o Atlético Nacional, se chocar com um morro.

No acidente, 71 pessoas morreram, incluindo 19 jogadores e 24 membros da delegação da equipe alviverde.


Endereço da página:

Links no texto: