Folha de S. Paulo


Técnico violou antidoping em projeto de atletismo da Nike, diz relatório

O técnico americano Alberto Salazar teria usado substâncias lícitas em administrações e doses ilegais de acordo com regras antidoping em atletas do Projeto Oregon, time de atletismo de alta performance patrocinado pela Nike.

As informações são de um relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos.

Segundo o relatório, entre os atletas que receberam doses de L-carnitina, substância naturalmente presente no corpo que ajuda a converter gordura em energia, estão os medalhistas olímpicos Galen Rupp, americano, e Mo Farah, britânico.

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, demonstraram, em estudo de 2011, que a performance de atletas poderia ser melhorada significativamente aumentando a quantidade de L-carnitina no corpo a níveis muito acima dos normais.

Salazar, afirma o relatório, agiu em conjunto com o endocrinologista Jeffrey S. Brown, da cidade de Houston, no Texas, para realizar administrações intravenosas de até 1.000 mililitros da substância em períodos de cerca de 4 horas –quantidade 20 vezes maior do que os 50 mililitros permitidos pelas regras antidoping.

A agência não anunciou nenhuma punição aos envolvidos nas práticas descritas no relatório até o momento.


Endereço da página: