Folha de S. Paulo


Após derrota, Vanderlei brilha e Santos vence Coritiba por 1 a 0

Guilherme Dionizio/Photo Press/Folhapress
O zagueiro David Braz, do Santos, comemora seu gol na vitória sobre o Coritiba, por 1 a 0, na Vila Belmiro (SP), pelo Campeonato Brasileiro
O zagueiro David Braz, do Santos, comemora seu gol na vitória sobre o Coritiba, por 1 a 0, na Vila Belmiro (SP), pelo Campeonato Brasileiro

Foi uma semana para aliviar a pressão. Três dias após obter vaga antecipada nas oitavas de final da Libertadores, o Santos conseguiu a primeira vitória no Brasileiro.

Neste sábado (20), bateu o Coritiba por 1 a 0, na Vila Belmiro, com gol de David Braz, que voltava à equipe após duas semanas se recuperando de lesão na perna esquerda.

O herói, no entanto, foi outro. Vanderlei garantiu o triunfo ao defender cobrança de pênalti de Alecsandro, que fazia sua estreia pelo time paranaense, já nos acréscimos do segundo tempo.

O goleiro do Santos brilhou também em pelo menos quatro outros momentos, dando sequência a performance do ano passado, quando foi o jogador de sua posição com o maior número de defesas com reflexo – de finalizações feitas próximas ao gol: 66. No último Brasileiro, ele levou 34 gols em 37 partidas, média inferior a um gol por jogo.

Normalmente ofensivo em casa, o Santos desta vez apostou nos contra-ataques. Marcou logo aos sete minutos com David Braz, mas viu o Coritiba criar inúmeras chances ao longo do jogo, principalmente no primeiro tempo.

No ataque, Ricardo Oliveira mostrou desatenção incomum e Bruno Henrique, expulso no meio de semana contra o The Strongest, chegou a ser vaiado pela torcida.

O Santos seguiu correndo riscos na etapa final e só não saiu da Vila com um empate graças à estrela de Vanderlei na cobrança de pênalti de Alecsandro.

O triunfo veio após uma semana desgastante, de viagem à Bolívia e jogo na altitude de 3.660 metros de La Paz, acrescentada à pressão pela irregularidade da equipe.

"Raros foram os momentos em que a equipe adversária conseguiu envolver o Santos. Hoje (sábado) aconteceu em razão de tudo que se passou. Jogadores se doaram muito em busca do resultado. Tenho de enaltecer e apagar qualquer situação técnica e tática. Não tenho como cobrar taticamente uma equipe com a semana desgastante que tivemos. Não podemos deixar de enaltecer esse espírito", avaliou o técnico Dorival Júnior.

"Deixamos exemplo de que é preciso abrir mão da técnica para conseguir o resultado na superação às vezes. Há uma semana, criamos muito e saímos com o 3 a 2 negativo contra o Fluminense", completou o treinador, citando a estreia com derrota no torneio nacional.

Antes de voltar a campo pelo Brasileiro, contra o Cruzeiro, no dia 28, o Santos tem compromisso pela Libertadores na terça (23), quando recebe o Sporting Cristal na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos.
Já classificado, o time tentará a vitória para confirmar o primeiro lugar.

Já o Coritiba terá a semana livre até a próxima partida, contra o Vitória, na Fonte Nova, no próximo dia 27, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.


Endereço da página: