Folha de S. Paulo


Mineirinho volta a dar show, elimina sensação e chega à final em Saquarema

Com aproveitamento de 100% e as maiores notas individual (9,83) e coletiva (18,50) da etapa, Adriano de Souza, o Mineirinho, tem feito exibições de gala na etapa de Saquarema do Mundial de Surfe. Nesta quarta-feira (17), após ter eliminado o australiano Joel Parkinson, ele enfrentou o compatriota Yago Dora, 20, nas semifinais e voltou a ser avassalador.

Em um mar de poucas ondas no horário, conseguiu notas 9,57 e 8,40, somou 17,97 e eliminou o garoto que foi sensação do campeonato ao eliminar os campeões John John Florence, Gabriel Medina e Mick Fanning. Dora terminou a bateria com 11,97.

A experiência de Mineirinho foi fundamental na bateria. Ele escolheu as melhores ondas e fez uso inteligente da prioridade, impedindo o adversário de pegar ondas que possibilitassem reação.

Na onda pela qual recebeu 9,57, Mineirinho acertou "rasgada" (quando o surfista vai em direção à crista e muda à direção contrária) e emendou um "floater" (quando desliza sobre a crista da onda) longo, para vibração dos torcedores, que normalmente gritam mais por Dora.

Com o mar desfavorável e a tática de Mineirinho, Dora não conseguiu ter a mesma performance das baterias anteriores. Tentou alguns tubos e aéreos, mas todos falharam.

O adversário de Mineirinho na final será a "zebra" australiana Adrian "Ace" Buchan, 34, que venceu Matt Wilkinson na semifinal. Buchan venceu apenas duas outras etapas de Mundial ao longo de sua carreira e atualmente ocupa a 24a colocação no ranking.

Poucos apostariam em Buchan como finalista da etapa antes do início da etapa, ao longo da qual ele perdeu para o brasileiro Ian Gouveia logo no começo, mas ganhou dos também brasileiros Miguel Pupo e Caio Ibelli, venceu o sul-africano Jordy Smith (duas vezes) e o australiano Matt Wilkinson (duas vezes) para chegar à final.

Classificado para a etapa de Saquarema por meio de triagem local, Dora é atualmente o terceiro colocado do Qualifying Series, a divisão de acesso do surfe. Caso se mantenha nessa posição, disputará o Circuito Mundial na próxima temporada.

Por sua performance e carisma, Dora entrou no torneio como virtual desconhecido e se tornou o favorito dos torcedores locais, que gritaram seu nome insistentemente e chegaram a levar faixas de apoio.


Endereço da página:

Links no texto: