Folha de S. Paulo


Mineirinho vai à semi em Saquarema com performance arrasadora

Kelly Cestari/WSL
O campeão mundial de surfe no World Surf League (WSL), Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho
O campeão mundial de surfe no World Surf League (WSL),Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, não tomou conhecimento do australiano e campeão mundial como ele, Joel Parkinson, conseguiu a maior nota individual (9,83) e somada (18,50) até o momento da etapa de Saquarema (RJ) e garantiu sua classificação para a semifinal do campeonato.

Com isso, ele é o primeiro brasileiro garantido na próxima fase. Yago Dora, que mais cedo eliminou Gabriel Medina, enfrentará o australiano Mick Fanning nas quartas.

Em sua acachapante vitória, Mineirinho colocou Parkinson em combinação – a "goleada" do surfe, quando o adversário fica precisando de mais de dez pontos, ou seja, duas ondas, para empatar. E o percentual de acerto do brasileiro foi muito grande: em sua primeira onda, conseguiu 8,67; na segunda, o 9,83. Parkinson fechou a bateria com 11 pontos, nitidamente desanimado após o início arrasador do adversário.

Como de costume, lançou mão de seu arsenal clássico, com "rasgadas" (quando o surfista sobe em direção à crista da onda e muda de direção rapidamente) e "batidas" (quando bate com a prancha na crista da onda) muito potentes. A força do brasileiro vem da qualidade da execução dessas manobras, além de saber escolher com precisão as melhores ondas.

Nesta quarta-feira (17), Wiggolly Dantas e Medina deixaram a etapa após derrotas para Parkinson e Dora, respectivamente. As condições do mar surpreenderam os organizadores e existe a possibilidade de que a competição acabe ainda nesta quarta, caso os ventos não se intensifiquem a ponto de prejudicarem os participantes.


Endereço da página: