Folha de S. Paulo


Tyler Wright é campeã da etapa de Saquarema e vira líder do ranking

Adriano Vizoni/Folhapress
SAQUAREMA - RJ - BR, 14-05-2017, 09h00: MUNDIAL DE SURF. A surfista australiana Tyler Wright, vencedora da 4a etapa do mundial de surfe WSL, disputado nas ondas da praia de Itauna, Saquarema. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES) ***EXCLUSIVO FSP***
A surfista australiana Tyler Wright, vencedora da 4ª etapa do Mundial de Surfe, em Saquarema (RJ)

Atual campeã do Circuito Mundial de Surfe, a australiana Tyler Wright, 23, superou a francesa Johanne Defay neste domingo (14) e venceu a etapa de Saquarema do campeonato. Com a vitória, Wright chegou à ponta do ranking da temporada, empatada com a compatriota Stephanie Gilmore.

"Esta tem sido minha viagem favorita ao Rio. As ondas hoje estavam boas, melhores do que todos esperavam, e foi muito divertido. Saquarema tem algo interiorano de que eu gosto muito, porque sou do interior", disse pouco depois de sair do mar.

"Vou ficar por mais alguns dias para acompanhar meu irmão [Owen Wright]. Seria muito especial se ele ganhasse também", afirmou.

Ela disputou a semifinal mais cedo no próprio domingo (14), quando ganhou da também australiana Sally Fitzgibbons, que ocupava a segunda colocação no ranking –agora é terceira. Wright teve performance destacada e fechou a bateria com um total de 17,87, somatória de 9 e 8,87.

Contra a francesa Johanne Defay, ela não deu chances e fechou a bateria com 17,17, contra 13,20 da adversária. Uma de suas notas foi um 9,67, em que deu duas rasgadas (quando a surfista vai em direção à crista da onda e vira rapidamente) e ainda um aéreo segurando a prancha. Esta é a terceira vez que Wright vence no Brasil, onde ela foi campeã em 2013 e 2016, ambas as vezes na Barra da Tijuca.

Ela ainda foi ajudada pela performance ruim de Defay, que escolheu ondas ruins, tendo desistido de algumas delas ao ver que não seriam boas ou até mesmo caído.

Tyler Wright é irmã de Owen Wright, segundo colocado no ranking masculino, que está classificado para a quarta rodada do campeonato masculino em Saquarema, no qual ele enfrentará o norte-americano Kanoa Igarashi e o também australiano Julian Wilson. A quarta rodada será disputada neste domingo (14).

A brasileira Silvana Lima foi eliminada na segunda rodada, após derrota para a australiana Keely Andrew.

Adriano Vizoni/Folhapress
A surfista australiana Tyler Wright, vencedora da 4ª etapa do mundial de surfe WSL
A surfista australiana Tyler Wright, vencedora da 4ª etapa do mundial de surfe WSL

Endereço da página: