Folha de S. Paulo


Jonas comanda goleada e leva Benfica ao tetracampeonato português

O Benfica sagrou-se neste sábado (13) campeão português pela quarta vez consecutiva ao golear o Vitória de Guimarães por 5 a 0, diante de 64 mil torcedores no Estádio da Luz. O atacante brasileiro Jonas marcou duas vezes na vitória que garantiu a conquista com uma rodada de antecedência. Cervi, Raúl Jiménez e Pizzi completaram o placar.

A equipe, que tem o zagueiro brasileiro Luisão como capitão, soma 81 pontos e não pode mais ser alcançada pelo rival Porto, que pode chegar a 79, no máximo.

Foi a 36ª taça nacional do Benfica, que na próxima temporada tentará igualar a sequência de conquistas do Porto, dominante no país entre entre 1994/95 e 1998/99. Há a chance de mais um título este mês, já que o rival na final da Copa de Portugal será o próprio Vitória de Guimarães - a decisão será em 28 de maio.

"Esses jogadores foram fantásticos ao longo do tempo, trabalhamos de uma forma muito determinada. A coesão que existe nesse grupo, a estabilidade que tem, é todo um conjunto de fatores que fazem com que seja campeão. São heróis", exaltou o técnico Rui Vitória após a partida.

A vitória foi construída com facilidade, já que o Benfica marcou quatro vezes antes do intervalo. Jonas anotou os dois últimos gols, o primeiro de cobertura, e depois fechou a contagem cobrando pênalti.

O Benfica cumpre tabela na rodada final do Português contra o Boavista, fora de casa, no próximo domingo (21).

José Manuel Ribeiro/AFP
O zagueiro brasileiro Luisão levanta a taça do tetra do Português para o Benfica
O zagueiro brasileiro Luisão levanta a taça do tetra do Português para o Benfica

Endereço da página: