Folha de S. Paulo


Mineirinho e Medina avançam em Saquarema; Silvana é eliminada

Dois dos principais candidatos brasileiros ao título da etapa do Mundial de Surfe de Saquarema (100 km do Rio de Janeiro), Adriano de Souza, o Mineirinho, e Gabriel Medina, campeões do mundo em 2014 e 2015, venceram suas baterias da terceira rodada nesta sexta-feira (12) e avançaram para a quarta fase do campeonato, que deve ser disputada neste sábado (13). Também brasileiro, Wiggolly Dantas conseguiu uma nota geral de 18,27, valor bastante alto, e também passou de fase.

Mineirinho enfrentou o compatriota Ian Gouveia em bateria marcada por manobras de muita força, com "rasgadas" firmes e alguns "floaters", quando o surfista desliza na crista da onda.

O paulista conseguiu uma nota 7,17, outra 8,50, e venceu Gouveia (12,33 no total).

"Estou feliz de ter passado, mas, infelizmente, foi contra um brasileiro que está arrepiando, o Ian Gouveia. O mar vai subir, então eu espero surfar altas ondas nas próximas fases aqui", disse.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress

Medina mostrou-se totalmente recuperado da lesão que sofreu no joelho na primeira etapa, na Austrália, e eliminou o australiano Bede Durbidge. Em sua manobra mais plástica, Medina executou série de "rasgadas" e deu aéreo com rotação completa. Ele conseguiu 14,30 pontos e eliminou o australiano Bede Durbidge.

"O mar está difícil para todo mundo, tem uma correnteza ali que está dificultando para acharmos a posição. Não dá para saber se a onda é boa ou ruim, e aí às vezes você perde a prioridade na tentativa de pegar uma onda e desistindo. Foi o que aconteceu com o Bede contra mim () Mas deu certo na base da empolgação", disse Medina.

Wiggolly Dantas, campeão da Qualifying Series (segunda divisão do surfe) de Saquarema em 2014, teve a maior somatória de pontos de uma bateria na competição, com um 9 e um 9,27. As notas foram construídas com "rasgadas" firmes contra as ondas da praia de Itaúna, e levaram à eliminação do havaiano Sebastian Zietz.

Nesta sexta-feira (12), os brasileiros Filipe Toledo, Caio Ibelli, Jadson André e Yago Dora ainda devem disputar suas baterias da terceira fase.

A brasileira Silvana Lima perdeu a bateria de repescagem para a australiana Keely Andrew e foi eliminada da etapa de Saquarema.

Surfe


Endereço da página:

Links no texto: