Folha de S. Paulo


Técnicos novatos conquistam títulos em estaduais do país

Os campeonatos estaduais marcaram as primeiras conquista de técnicos jovens em grandes times. Foi assim em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Paraná.

À frente dos campeões Atlético-MG, Flamengo e Coritiba e Corinthians, treinadores venceram até então inéditos títulos profissionais.

Aos 46 anos, Zé Ricardo comandou o Flamengo na vitória sobre o Fluminense, de Abel Braga, 64 anos, no Maracanã. O rubro-negro, que já havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, fez 2 a 1, neste domingo (7), e garantiu o título do Estadual do Rio.

"Se fosse o Zé ou outro treinador, a cobrança pelo título seria grande. Não pode o Flamengo ficar três anos sem ganhar taça. Somos alimentados por vitórias", disse Zé Ricardo.

O flamenguista tem trajetória semelhante à do corintiano Carille, 43 anos, que levou o Paulista. Foram auxiliares de técnicos consagrados antes de assumirem as equipes.

Em Belo Horizonte, Roger Machado, 42 anos, venceu o Campeonato Mineiro com o Atlético-MG. O time superou o Cruzeiro na final, por 2 a 1, no Independência. É a primeira vitória do alvinegro sobre o rival desde 2015.

Thiago Ribeiro/Agif/Folhapress
Jogadores do Flamengo levantam a taça do título do estadual
Jogadores do Flamengo levantam a taça do título do estadual

"Era importante carimbar o início de trabalho com o regional, pela segurança da continuidade", afirmou Roger.

No comando do Coritiba desde a demissão de Paulo César Carpegiani, 68 anos, em fevereiro, Pachequinho, 46, comemorou o título do Campeonato Paranaense.

O ex-jogador do clube viu o seu time vencer o Atlético-PR por 3 a 0 no jogo de ida e empatar em 0 a 0 neste domingo.

"Nunca escondi que a minha vontade era conquistar o título e ter uma carreira. Fui buscar o conhecimento e sei que posso dar uma contribuição para esse clube", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: