Folha de S. Paulo


Palmeiras acerta contrato com Cuca até 2018

O Palmeiras anunciou na noite desta sexta-feira (5) o retorno do técnico Cuca ao clube. A contratação foi facilitada pela patrocinadora Crefisa, que topou pagar parte dos salários do treinador e de sua comissão. Ainda não foi definida a forma como os custos serão divididos.

Ao todo, serão gastos cerca de R$ 600 mil por mês com Cuca e seus auxiliares mais próximos. O valor é um pouco mais alto do que o despendido antes da saída do treinador. O técnico campeão brasileiro em 2016 receberá cerca de R$ 450 mil desse total, quantia similar ao que ele recebia no ano passado.

"É com muito prazer e satisfação que confirmo o meu acerto com o Palmeiras. Como é de conhecimento de todos, eu fui obrigado a interromper a trajetória após o ciclo vitorioso do ano passado para conseguir atender a questões particulares", disse o treinador em nota.

Uma pessoa próxima a Cuca teve um problema de saúde recentemente. Por isso, ele decidiu ficar mais próximo da família por um período.

Cuca

"Mesmo não tendo atingido o tempo ideal que eu imaginei, não pude deixar de me sensibilizar com o chamado de tantos amigos que deixei no Palmeiras", completou, explicando o motivo de ter voltado apenas cinco meses após se recusar a renovar contrato com o clube.

O treinador está em Curitiba com a família e chegará em São Paulo na próxima terça-feira (9), quando deve assinar seu novo contrato e ser apresentado oficialmente.

O acordo terá validade até o final da temporada 2018.

Cuca era a única opção do Palmeiras para substituir Eduardo Baptista, demitido pelo clube na quinta (4).

Segundo o empresário de Cuca, Eduardo Uram, as negociações com o clube começaram apenas nesta sexta, após a saída de Baptista.

"Quando as duas partes querem, o negócio fica fácil", afirmou o empresário, sobre a rapidez das negociações. O treinador também havia sido procurado para comandar o Changchun Yatai, da China.

A negociação deixa Cuca entre os treinadores mais valorizados do país em momento em que os clubes têm apostado em profissionais jovens com salários mais baixos, como Fábio Carille (Corinthians) e Zé Ricardo (Flamengo).

Na avaliação da diretoria do clube alviverde, as vantagens de contar com Cuca no grupo seriam a identificação com o Palmeiras e o conhecimento prévio dos jogadores. Zé Roberto, Jean, Vitor Hugo, Tchê Tchê e Dudu se destacaram na campanha do título brasileiro e não têm jogado bem nesta temporada.

Além disso, os dirigentes palmeirenses notaram que havia passividade de alguns jogadores na temporada 2017, com Baptista no comando.

"No decorrer dos meses não atingimos a evolução necessária e desejada. Entendemos que a equipe necessita de ajustes para alcançar nossas metas", afirmou o presidente Maurício Galiotte em coletiva antes do anúncio da contratação do novo técnico.

ATRITOS

Em sua passagem pelo Palmeiras, Cuca teve atritos, mas que não devem ser prejudiciais no seu retorno ao clube.

A principal desavença foi com o então presidente Paulo Nobre, com quem nem ao menos conversava na reta final do Brasileiro. Ao longo de 2016, o treinador entregou diversas cartas de demissão depois de desentendimentos, mas as situações foram contornadas pelo diretor de futebol, Alexandre Mattos, e também por Galiotte, que participava de "peladas" com os jogadores e a comissão técnica. Sem Nobre, Cuca não deverá encontrar opositores.

Entre os jogadores, ele teve discussões ríspidas com Barrios (atualmente no Grêmio) e Rafael Marques, além de algumas conversas mais firmes com Dudu.

O primeiro jogo de Cuca em seu retorno ao comando da equipe alviverde deverá ser contra o Vasco, no próximo dia 14, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.


Endereço da página:

Links no texto: