Folha de S. Paulo


Santos vence o Santa Fe e fica perto da classificação na Libertadores

Miguel Schincariol/Folhapress
Lucas Veríssimo comemora gol marcado na vitória do Santos sobre o Santa Fe
Lucas Veríssimo comemora gol marcado na vitória do Santos sobre o Santa Fe

O Santos não conseguiu reeditar o futebol apresentado no ano passado, mas deu um grande passo para obter a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (4), a equipe venceu o Santa Fe por 3 a 2, no Pacaembu, pela quarta rodada do Grupo 2 do torneio sul-americano.

Com o triunfo, o time de Dorival Júnior chegou a oito pontos e pode atingir o seu objetivo com um empate no próximo dia 17, quando enfrenta o The Strongest, na altitude de 3.600 m de La Paz, na Bolívia. Em caso de derrota, o clube terá uma nova oportunidade diante do peruano Sporting Crystal, no dia 23, em partida a princípio marcada para a Vila Belmiro.

O jogo, porém, pode ser transferido para o Pacaembu. Nesta quarta-feira, quase 30 mil acompanharam a vitória sobre os colombianos. O Santos defende uma invencibilidade no local desde 2014. No total são 19 vitórias consecutivas no estádio. Na Copa Libertadores, são oito triunfos e três empates.

No duelo contra o Santa Fe, o treinador santista repetiu a mesma formação da vitória sobre o Paysandu no último dia 26. Assim, Matheus Ribeiro foi mantido na lateral esquerda e Vitor Bueno, criticado por torcedores, atuou aberto pela direita.

Com uma marcação avançada, o clube pressionou o rival. Aos 3 minutos do primeiro tempo, a defesa adversária errou um recuo. Lucas Lima arrancou pela direita e cruzou para Ricardo Oliveira bater para o gol e encerrar um jejum de cinco partidas. Outro que encerrou jejum foi Vitor Bueno. Ele recebeu de Lucas Lima e bateu cruzado.

A defesa santista, principalmente o lado esquerdo, deixou a desejar e falhou nos dois gols adversário. No primeiro, Jonathan Gómez recebeu e com espaço arriscou de fora da área. A bola explodiu no travessão e sobrou para Arango marcar. O outro saiu após uma cobrança de falta e cabeçada de Perlaza.

A vitória santista só foi garantida aos 33 min do segundo tempo, com gol do zagueiro Lucas Veríssimo, seu primeiro como profissional.

O resultado da noite desta quinta-feira também dá mais tranquilidade para o trabalho do treinador Dorival Júnior, que era criticado por alguns diretores do clube alvinegro, mas continuava com a preferência do presidente Modesto Roma Júnior.

O Santos volta a campo na próxima quarta-feira (10) para enfrentar o Paysandu pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no estádio Mangueirão. Na ida, o time venceu por 2 a 0.


Endereço da página:

Links no texto: