Folha de S. Paulo


Regular, defesa pode garantir título para o Corinthians em Itaquera

Basta o sistema defensivo de Fábio Carille manter a regularidade que mostrou nesta temporada para o Corinthians erguer o troféu de campeão paulista no próximo domingo (7), no Itaquerão.

A equipe ainda não sofreu três ou mais gols neste ano. O máximo foram dois, nos duelos diante do Santo André, quando foi derrotado por 2 a 0, e contra o Mirassol, em vitória por 3 a 2 —ambos na fase de grupos do Estadual.

O sucesso da zaga corintiana está na formação e cobrança aplicada pelo treinador. Adepto do 4-2-3-1, Carille nunca escondeu que seu time seria construído primeiramente pela defesa. E não são apenas os zagueiros que participam desse trabalho.

"O sistema defensivo teve um entendimento muito rápido, mas eu sei que a parte defensiva pode ser melhor. A gente sabia que seria assim. Montamos um time para jogar por poucas bolas", afirmou o treinador após a vitória sobre a Ponte Preta, neste domingo (30).

Durante os treinamentos, ele cobra muitos dos alas a cobertura dos laterais. Jadson e Romero entenderam bem a proposta e tornaram-se fundamentais no esquema. Da mesma forma que atacam defendem.

Com essa obediência tática os adversários encontram dificuldades para furar o bloqueio, que muitas vezes aparece com oito homens. Neste domingo, o time de Campinas provou deste veneno.

Lucca e Clayson, que são os atacantes velozes da Ponte, foram completamente neutralizados nas pontas. Isso obrigou o centroavante William Pottker sair da área, o que facilitou para os zagueiros corintianos.

Além da força defensiva, outro aliado será a sua arena. Em 99 jogos disputados no estádio, o Corinthians nunca sofreu mais de três gols. O centésimo jogo pode ser coroado com o primeiro título do clube no local.

O Corinthians já foi eliminado em seis jogos mata-mata no Itaquerão. A última aconteceu diante do Internacional, pela Copa do Brasil deste ano.


Endereço da página:

Links no texto: