Folha de S. Paulo


Torcida do Guarani 'seca' rival e planeja provocação para a Ponte

Luiz Cosenzo/Folhapress
O motoboy Paulo Sergio Farias, o Indiao, 44, presidente da torcida organizada do Guarani Guerreiros da Tribo, segura panfleto de provocação a Ponte Preta que sera distribuido se o rival da cidade perder o título paulista para o Corinthians Foto: Luiz Cosenzo/Folhapress ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O torcedor do Guarani Paulo Sergio Farias, o Indião, 44, promete provocação à Ponte Preta

A torcida do Guarani sempre debochou que a Ponte Preta jamais conquistou um título de expressão. Temendo perder a piada, bugrinos se preparam para secar o rival contra o Corinthians na final do Campeonato Paulista, neste domingo (30).

Fundada em 1900, a equipe de Moisés Lucarelli foi vice-campeã estadual seis vezes: 1929 (Liga dos Amadores) 1970, 1977, 1979, 1981 e 2008.

No currículo, o clube tem também uma segunda colocação na Sul-Americana -perdeu a decisão para o Lanús, da Argentina, em 2013.

"Não estou preocupado com essa possibilidade. São conhecidos nacionalmente como o time sem título. Quando chegam à final, perdem. Têm síndrome gigantesca de final", disse o presidente do Guarani, Horley Senna.

O dirigente, que deixará a chefia do clube no dia 8, leva a rivalidade a sério. Não cita o nome do adversário e, no ano passado, pediu aos torcedores do Guarani que não consumissem produtos da Schin, patrocinadora do rival.

A decisão veio após a a empresa encomendar pesquisa que apontou o Guarani como a sexta maior torcida de Campinas, com 3% -atrás de Corinthians (22%), Ponte (20%), São Paulo (10%), Palmeiras (8%) e Santos (4%).

A opinião do dirigente é compartilhada por membros das organizadas do Guarani.

"Não estamos preocupados. Em mais de 116 anos, eles nunca conquistaram um título. Eles têm uma grande chance de ser campeões, mas não vão conseguir. A história pesa em final. Eles nasceram para ser vice. Não vou torcer contra e nem assistir ao jogo. Só torço para o Guarani", disse Lucas Gabriel, 28, presidente da Fúria Independente, que tem 4.000 sócios.

Paulo Sérgio Farias, 44, o Indião, líder da Guerreiros da Tribo, afirmou que o "Corinthians não desperdiçará a oportunidade de salvar o primeiro semestre após a eliminação na Copa do Brasil".

"O bugrino nunca torce para outro time. Vamos torcer para o rival perder. O Palmeiras veio de salto alto, por isso não os eliminou. Não estou preocupado, sabemos o final. Nunca serão campeões", disse Farias.

Ele já prepara panfletos para distribuir após o segundo jogo da final, marcado para o dia 7 de maio, às 16h, no Itaquerão. A primeira partida ocorre neste domingo (30), às 16h, no Moisés Lucarelli.

No panfleto lê-se a frase: "Chora peruada. O sonho acabou. O campeão sou eu quem sou", em alusão ao título do Brasileiro-1978.

"Estamos apreensivos, preocupados com essa possibilidade, mas tenho certeza de que eles vão ser vice de novo. A gente já viu essa história e ela vai se repetir. Essa é a eterna piada", afirmou o presidente da Torcida Jovem, Gabriel Soriano, 28.

Mais comedido, o comerciante Daniel Emídio, 39, elogia a fase que a Ponte atravessa e lembra que atualmente o Guarani está na Série B do Brasileiro e na A2 do Paulista.

"Nossa única salvação é que o rival não tem título. Estamos piores no campo. Se forem campeões, a tiração de sarro acaba, apesar de termos o título brasileiro. Têm diretoria profissional, e nós uma amadora. Estou temeroso", afirma o comerciante.


Endereço da página: