Folha de S. Paulo


Messi atinge marca histórica no minuto final de clássico contra Real

No último minuto do clássico contra o Real Madrid, neste domingo (23), Messi acompanhava o contra-ataque, quando se deslocou para o meio da área adversária. Recebeu a bola de Jordi Alba e chutou de primeira para dar a vitória ao Barcelona no estádio Santiago Bernabéu, a casa de seu maior rival.

O gol, aos 47 min do segundo tempo, não só consagrou o argentino como o grande nome do clássico do Espanhol, vencido por 3 a 2 pelo o Barcelona, mas também foi o de número 500 feito pelo atacante com a camisa da equipe catalã em jogos oficiais.

Ele, que já é o maior artilheiro da história do clube catalão, abriu ainda mais distância para outros goleadores da equipe. Segundo no ranking de artilheiros do time azul-grená, o espanhol César Rodríguez (1920-1995) fez 232 gols. O húngaro Lázló Kubala (1927-2002) é o terceiro, com 194 gols marcados.

CLÁSSICO

A vitória deste domingo manteve as esperanças do time da Catalunha de conquistar o título do Espanhol. Se perdesse, o Real Madrid se isolaria na liderança com seis pontos de vantagem na tabela de classificação e um jogo a menos, a cinco rodadas do fim do torneio –agora os dois estão com 75 pontos.

O Barcelona ainda carregava o peso da eliminação na Liga dos Campeões, ante a Juventus na última quarta-feira (19), e estava desfalcado do brasileiro Neymar, punido com três jogos de suspensão por aplaudir ironicamente o árbitro após ser expulso em confronto contra o Málaga.

Apesar disso, o jogo em Madri foi equilibrado. Tanto catalães quanto madrilenos alternaram seus momentos à frente do placar.

Foi Messi quem alterou o balanço da partida. Mesmo ao ver o Real Madrid sair na frente aos 30 min do primeiro tempo, com gol de Casemiro, o argentino devolveu a igualdade ao placar pouco tempo depois, aos 34 min.

Na segunda etapa, aos 27 min, Rakitic chutou forte da intermediária e acertou a bola no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro Navas, virando para o Barcelona.

A vitória catalã pareceu certa depois que Sergio Ramos, com dificuldades para fazer a marcação, cometeu dura falta sobre o atacante argentino e foi expulso, aos 30 min da etapa complementar. Messi, por pouco, conseguiu desviar da entrada violenta do zagueiro espanhol.

Mas aos 41 min, o colombiano James Rodríguez, que entrou no lugar de Benzema, empatou a partida em 2 a 2, o que parecia improvável.

O Barcelona, mesmo com um a mais, sofria pressão, até aparecer a estrela de Messi.


Endereço da página:

Links no texto: