Folha de S. Paulo


Portuguesa joga para evitar quinto descenso

Eduardo Knapp/Folhapress
Torcedores da Portuguesa durante jogo contra o Juventus, pela Série A2 do Campeonato Paulista
Torcedores da Portuguesa durante jogo contra o Juventus, pela Série A2 do Campeonato Paulista

Pelo quinto ano consecutivo, a Portuguesa volta a viver com o fantasma do rebaixamento. Desta vez, o clube corre o risco de cair para terceira divisão do Paulista.

Na 12ª colocação entre 20 times da Série A2 –seis são rebaixados–, a Lusa precisa ao menos empatar com o XV de Piracicaba neste domingo (23), às 16h, no Barão de Serra Negra, em Piracicaba, para se livrar do quinto rebaixamento consecutivo sem depender de outros resultados. Já o rival necessita de uma vitória para escapar da queda.

Caso perca do time piracicabano, a equipe comandada por Estevam Soares terá que torcer para o Barretos vencer o Velo Clube, em Barretos, ou o Bragantino derrotar o Votuporanguense, em Bragança Paulista.

Desde 2013, a Portuguesa acumula pelo menos um rebaixamento por temporada. Naquele ano, caiu para a Série B do Brasileiro após ser punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Nacional.

No ano seguinte, foi rebaixada para a terceira divisão do Brasileiro. Em 2015, caiu para a Série A2 e, no ano passado, a queda foi para a Série D, última divisão nacional.

Neste ano, o time já teve dois técnicos. Começou o com Tuca Guimarães, mas o substituiu por Estevam Soares.


Endereço da página:

Links no texto: