Folha de S. Paulo


Após decisão do STF, São Paulo vai reivindicar a Taça das Bolinhas

Apu Gomes/Folhapress
O ex-presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio com a
O ex-presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio com a "Taça das Bolinhas" ao lado de Rogério Ceni e Zetti, em 2011

A Caixa Econômica Federal vai aguardar uma notificação judicial para entregar a Taça Copa Brasil, conhecida popularmente como "Taça das Bolinhas". Segundo a Folha apurou, o São Paulo irá solicitar oficialmente a entrega do troféu como primeiro pentacampeão brasileiro.

A taça era reivindicada pelo Flamengo, que se considera o primeiro pentacampeão.

Porém, após a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) negar na terça (18) o recurso contra a decisão que garantiu ao Sport o direito de ser o único campeão brasileiro de 1987, o São Paulo -que chegou a receber a taça da CBF em 2011 voltará a requisitar o troféu, que está guardado em uma agência do banco na capital paulista.

O clube do Morumbi informou que em razão das eleições presidenciais, que aconteceram na terça, a diretoria ainda não tem um posicionamento oficial sobre o caso.

A Taça das Bolinhas foi criada em 1975 e ficaria com o clube que vencesse o Brasileiro três vezes seguidas ou cinco alternadas.

A disputa pelo troféu se arrasta desde 2007, quando o São Paulo conquistou pela quinta vez o Brasileiro.

O Flamengo já pleiteava a peça desde 1992, quando venceu o Nacional pela quinta vez, pelas suas contas.

A CBF se recusava a homologar o título da Copa União de 1987 como sendo um Brasileiro. Naquele ano, o Clube dos 13 organizou o torneio após a CBF dizer que não teria condições financeiras de fazê-lo. Com a disputa em andamento, a confederação impôs mudanças na regra.

Uma delas era a disputa de um quadrangular final entre os campeões e vices da Copa União -chamada de módulo verde- (Flamengo e Internacional) e do módulo amarelo (Sport e Guarani).

Os clubes da Copa União não toparam. Em jogo disputado em fevereiro de 1988, o Sport venceu o Guarani e foi campeão do quadrangular.

Em 2010, a CBF reconheceu o direito do São Paulo à taça. Mas recuou em fevereiro de 2011 ao declarar Flamengo e Sport como os campeões da edição de 1987.

Dias antes, a Caixa havia entregue a Taça das Bolinhas ao São Paulo. Por decisão judicial, o clube foi obrigado a devolver o troféu.


Endereço da página:

Links no texto: