Folha de S. Paulo


Com vitória no Bahrein, Vettel domina disputa com Hamilton na F-1

Andrej Isakovic/Reuters
Vettel vence GP do Bahrein, segunda conquista na temporada
Vettel vence GP do Bahrein, segunda conquista na temporada

Se um chega em primeiro, o outro está logo atrás. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, vêm travando desde o início desta temporada da Fórmula 1 disputa acirrada pela liderança da competição. Em três corridas no ano, eles revezaram o primeiro e o segundo lugar no pódio.

O piloto da escuderia italiana levou a melhor sobre o adversário da equipe da Alemanha, que foi segundo colocado, neste domingo (16) no Grande Prêmio do Bahrein. A vitória rendeu a Vettel a ponta da classificação, com 68 pontos, sete à frente de Hamilton, com 61.

Além disso, a corrida foi um desempate temporário entre eles. Na prova que abre o ano de competições na F-1, na Austrália, o alemão venceu e largou na frente. Em 9 de abril, o inglês, contudo, respondeu, quando garantiu o primeiro lugar no GP da China e alcançou o rival na classificação geral da modalidade.

Essa disputa projeta os dois pilotos não só como principais favoritos ao título, mas eles devem registrar uma das principais rivalidades do automobilismo nos últimos anos.

Desde que o atual sistema de pontuação na F-1 entrou em vigor, em 2010, esta é a primeira vez que há um duopólio já na terceira rodada na busca pelo título.

Apesar da ligeira vantagem de Vettel em 2017, ele e Hamilton estão isolados nas duas primeiras posições da tabela. Valtteri Bottas (Mercedes) segue muito atrás, em terceiro, com 38 pontos, 30 a menos do atual líder e 23 do colega de equipe Hamilton. Kimi Raikkonen (Ferrari), em quarto, tem 34.

A rivalidade também toca na classificação por equipes em 2017. Líder, a Ferrari de Vettel soma 102 pontos, três a mais do que a Mercedes de Hamilton, vice, com 99 conquistados até aqui.

CORRIDA

Neste domingo, Bottas largou na pole position e liderou a prova até a 13ª volta, quando houve um acidente. Ele também foi ultrapassado por Hamilton, que chegou à segunda posição.

No momento em que o safety car entrou na pista, Vettel tomou a ponta, após antecipar a ida aos boxes por orientação da equipe, e manteve a liderança até o fim da prova.

O piloto alemão, assim como Hamilton, em segundo, também se aproveitou da fase ruim do bicampeão Fernando Alonso (Mclaren), que chegou em 14º no Bahrein. O brasileiro Felipe Massa, que corre pela Williams, terminou em sexto lugar.

*

Veja abaixo a classificação final:

  1. Sebastian Vettel (Ferrari)
  2. Lewis Hamilton (Mercedes)
  3. Valtteri Bottas (Mercedes)
  4. Kimi Raikkonen (Ferrari)
  5. Daniel Ricciardo (Red Bull)
  6. Felipe Massa (Williams)
  7. Sergio Perez (Force India)
  8. Romain Grosjean (Hass)
  9. Nico Hulkenberg (Renault)
  10. Esteban Ocon (Force India)
  11. Pascal Wehrlein (Sauber)
  12. Daniil Kvyat (Toro Rosso)
  13. Jolyon Palmer (Renault)
  14. Fernando Alonso (McLaren)

Não completaram

  • Marcus Ericsson (Sauber)
  • Carlos Sainz (Toro Rosso)
  • Lance Stroll (Williams)
  • Max Verstappen (Red Bull)
  • Kevin Magnussen (Haas)
  • Stoffel Vandoorne (McLaren)

Classificação geral:

1º Vettel (Ferrari) - 68
2º Hamilton (Mercedes) - 61
3º Bottas (Mercedes) -38
4º Raikkonen (Ferrari) - 34
5º Verstappen (Red Bull) - 25


Endereço da página:

Links no texto: