Folha de S. Paulo


Santos não estará na final do Paulista pela primeira vez em nove anos

Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress
Jogadores do Santos lamentam eliminação nos pênaltis para a Ponte Preta
Jogadores do Santos lamentam eliminação nos pênaltis para a Ponte Preta

Pela primeira vez desde 2008 o Santos não estará na final do Campeonato Paulista. O time da Vila Belmiro, atual campeão e presente nas últimas oito decisões -com cinco títulos conquistados no período-, foi eliminado pela Ponte Preta nos pênaltis após vencer por 1 a 0 no Pacaembu no tempo normal (havia perdido por 1 a 0 o jogo de ida, em Campinas).

Autor do gol santista, o zagueiro David Braz foi o único a perder sua cobrança na decisão por pênaltis. Ele bateu mal, no canto direito do goleiro Aranha, que defendeu.

gols

Com o resultado, estão definidos os confrontos das semifinais do Paulista.

O time de Campinas, em quarto na classificação geral, irá enfrentar o Palmeiras, que teve até agora a melhor campanha da competição.

O jogo será uma reedição da última final do Paulista sem a participação do Santos. Em 2008, após vencer em Campinas por 1 a 0 no jogo de ida, o time alviverde atropelou a Ponte Preta com uma goleada de 5 a 0 no antigo Palestra Itália. Foi o último título estadual do Palmeiras.

Assim como naquele ano, o primeiro jogo do confronto deverá ser realizado no estádio Moisés Lucarelli e o segundo na casa palmeirense -os locais, datas e horários dos jogos da semifinal serão definidos nesta terça (11), em reunião na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol).

CLÁSSICO

Na outra semifinal, o Corinthians, equipe com a segunda melhor campanha no Paulista, disputará clássico contra o São Paulo, terceiro colocado na classificação de momento do Estadual.

Assim como o Palmeiras, o time alvinegro terá a vantagem de fazer o segundo jogo do confronto em seu estádio.

Para tentar chegar à final e acabar com jejum de 12 anos sem títulos estaduais, a equipe tricolor precisará superar o único dos quatro grandes clubes de São Paulo que não perdeu nenhum clássico na primeira fase do Estadual.

Por outro lado, o time do técnico Fabio Carille tem enfrentado dificuldades quando enfrenta a equipe de Rogério Ceni. Após vencer os clássicos contra Santos e Palmeiras, o time apenas empatou com o São Paulo. Além disso, na pré-temporada, perdeu o título da Florida Cup para o clube do Morumbi na disputa por pênaltis.


Endereço da página:

Links no texto: