Folha de S. Paulo


Hamilton vence GP da China e divide a liderança com Vettel

Aly Song - 09.abr.2017/Reuters
Formula One - F1 - Chinese Grand Prix - Shanghai, China - 09/04/17 - Mercedes driver Lewis Hamilton of Britain, Ferrari driver Sebastian Vettel of Germany and Red Bull Racing driver Max Verstappen of the Netherlands at on the podium after the Chinese Grand Prix at the Shanghai International Circuit. REUTERS/Aly Song ORG XMIT: DSF52
O piloto britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora primeiro lugar no GP da China, em Xangai

Lewis Hamilton devolveu a derrota sofrida para Sebastian Vettel no GP da Austrália. Neste domingo (9), em uma movimentada prova no circuito de Xangai, na China, o inglês da Mercedes fez uma corrida sem sustos e conseguiu uma vitória tranquila. Já o alemão da Ferrari precisou se recuperar para cruzar a linha de chegada na segunda posição.

Após largar na sexta colocação, o brasileiro Felipe Massa fez uma prova bastante discreta e encerrou apenas na 14ª colocação, ficando fora da zona de pontuação.

A vitória de Hamilton faz com que o Mundial de Pilotos fique empatado. Tanto o inglês quanto Vettel somam 43 pontos, após duas corridas.

O próximo confronto entre os dois já tem data e local: o GP do Bahrein, no próximo domingo (16).

HAMILTON

Pole position, Hamilton teve vida fácil no GP da China. Com os problemas encontrados por Vettel no início da prova, o inglês abriu uma vantagem controlável para os demais pilotos. O momento de mais tensão foi na volta 36, quando precisou parar nos boxes e ficar de olho se Raikkonen voltaria na frente. O trabalho da Mercedes, porém, foi perfeito e Hamilton retornou à pista com boa distância para o finlandês.

Além da liderança do campeonato, Hamilton conquistou outro feito com a vitória na China. O inglês empatou em número de pódios com Alan Prost: 106, o segundo maior da história -Michael Schumacher lidera com 155.

VERSTAPPEN

Desde o GP do Brasil de 2016, Verstappen demonstra que se sente bem em pistas molhadas. Largando na 16ª posição na China, o holandês precisou de apenas seis voltas para assumir o quarto posto. Além de ganhar algumas posições por causa de paradas no boxe, o holandês fez uma série de ultrapassagens logo na largada.

No pelotão da frente, Verstappen ultrapassou as duas Ferraris e passou a ir para cima de Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe. O australiano resistiu até a volta 11, quando o holandês colocou de lado e fez a ultrapassagem.

Com pneu supermacio há 24 voltas, Verstappen acabou errando e sendo ultrapassado na volta 28. O holandês chegou a cair para a quarta posição, mas contou com a necessidade de Raikkonen de fazer mais uma parada para retornar em terceiro. No final, ainda acabou sendo muito pressionado por Ricciardo, mas conseguiu segurar o local no pódio.

FELIPE MASSA

O brasileiro Felipe Massa teve uma prova para esquecer na China. Logo na largada, ele foi ultrapassado por Hulkenberg e, na sequência, perdeu quatro posições. No decorrer da corrida, Massa seguiu com um desempenho bastante fraco, chegando a cair para a 14ª colocação.

Com a quebra no carro de Fernando Alonso, Massa chegou a flertar com a zona de pontuação. O dia, porém, não era do brasileiro. A menos de 10 voltas para o final, o brasileiro acabou ultrapassado por Esteban Ocon, com pneus novos, e não encontrou forças para recuperar a 10ª posição.

Para piorar, o desgaste do composto fez com que Massa fosse presa fácil para Grosjean. Na sequência, o brasileiro entrou nos boxes e encerrou a prova na 14ª colocação, a penúltima entre os que completaram a prova.

Classificação final

1. Lewis Hamilton (GBR) - Mercedes - 56 voltas
2. Sebastian Vettel (ALE) - Ferrari - a 6s250
3. Max Verstappen (HOL) - Red Bull - a 45s192
4. Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull - a 46s035
5. Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari - a 48s076
6. Valtteri Bottas (FIN) - Mercedes - a 48s808
7. Carlos Sainz Jr. (ESP) - Toro Rosso - a 72s893
8. Kevin Magnussen (DIN) - Haas - a 1 volta
9. Sergio Perez (MEX) - Force India - a 1 volta
10. Esteban Ocon (FRA) - Force India - a 1 volta
11. Romain Grosjean (FRA) - Haas - a 1 volta
12. Nico Hulkenberg (ALE) - Renault - a 1 volta
13. Jolyon Palmer (GBR) - Renault - a 1 volta
14. Felipe Massa (BRA) - Williams - a 1 volta
15. Marcus Ericsson (SUE) - Sauber - a 1 volta

Não completaram

16. Fernando Alonso (ESP) - McLaren - 35 voltas completadas
17. Daniil Kvyat (RUS) - Toro Rosso - 21 voltas completadas
18. Stoff Vandoorne (BEL) - McLaren - 19 voltas completadas
19. Antonio Giovinazzi (ITA) - Sauber - 2 voltas completadas
20. Lance Stroll (CAN) - Williams - 1 volta completada


Endereço da página: