Folha de S. Paulo


Após pedir para ser emprestado, Maycon se destaca no Corinthians

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Maycon comemora gol marcado contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista-2016
Maycon comemora gol marcado contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista-2016

Em abril do ano passado, Maycon, 19, tinha certeza: estava pronto para ser titular do Corinthians. Por saber que não seria, aceitou ser emprestado para a Ponte Preta. Foi em Campinas que disputou a Série A do Brasileiro. Mas tudo fazia parte de um plano.

Segundo pessoas próximas ao jogador ouvidas pela Folha ao longo da semana passada, ele saiu em 2016 para provar que, em 2017, teria de ser a primeira opção para a posição de volante no Parque São Jorge. Acertou em cheio.

Como ocorreu durante quase todo o Campeonato Paulista até agora, Maycon estará escalado pelo Corinthians para enfrentar o Botafogo neste domingo (9), às 16h, no Itaquerão, pelas quartas de final do campeonato estadual.

O título regional, que seria o primeiro da carreira profissional do jogador, pode coincidir com o nascimento de Asafe Lucca, seu primeiro filho. A mulher de Maycon, Lyarah -que é irmã do zagueiro Lyanco, ex-São Paulo-, está no oitavo mês de gravidez.

A segunda partida da decisão do campeonato está marcada para 7 de maio.

Tudo bem diferente do que houve em março 2014, quando o jogador rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho direito em competição sub-17 no Canindé. Pais, empresário e amigos correram para vê-lo no hospital. Esperavam encontrar um paciente abalado pela lesão.

"Minha recuperação será perfeita. Vou voltar", disse. A reabilitação total para este tipo de problema físico pode chegar a um ano. Sete meses depois, Maycon entrou em campo contra o Palmeiras pelo Paulista Sub-17 de 2014.

Em janeiro do ano seguinte, ganhou a bola na intermediária e arriscou o chute para marcar o gol do título corintiano na Copa São Paulo diante do Botafogo, rival deste domingo.

Foi contra o mesmo rival que ele anotou o primeiro gol como profissional, no Paulista de 2016. Será a "estreia" em mata-mata da carreira de Maycon no Itaquerão.

Ele queria ser titular no ano passado para comprovar que Tite estava certo. O atual técnico da seleção brasileira se admirou com o que viu no garoto. "Nós encontramos um Elias de 18 anos", elogiou.

Apesar de se render, Tite não sentiu segurança para efetivá-lo na equipe. Questão de experiência. Por causa disso, a revelação decidiu que era melhor ir jogar em outro time por oito meses.

Ao voltar, abriu os olhos dos dirigente e do técnico Fabio Carille. Ganhou a posição de vez na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Estadual. Foi o melhor em campo e, inclusive, deu passe para o gol de Jô. "Ele teve uma grande atuação", constatou Carille.

Adriano Vizoni/Folhapress
Maycon comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Botafogo, pela final da Copa São Paulo de futebol júnior-2015
Maycon comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Botafogo, pela final da Copa São Paulo de futebol júnior-2015

EM CASA

Filho único do casal Alexandre e Lillian Barberan, Maycon tinha mais um motivo para a fixação em voltar de Campinas e atuar pelo Corinthians a qualquer custo: mostrar que atletas da base merecem ser aproveitados.

Ele viu parceiros seus das categorias de base, como o atacante Malcom, deixarem o clube após poucos meses, negociados com o exterior.

De personalidade fechada, Maycon não costuma dizer o que pensa. Guarda para si, tanto que a mãe às vezes tem de arrancar as palavras dele.

Mas ele se abriu o suficiente para confessar ao pai querer fazer teste para jogar futsal, em 2005, aos oito anos.

Ao contrário do que é comum no mundo do futebol, Alexandre não se empolgou.

Nunca foi de empurrar o filho para o caminho da bola. Mas fez a vontade dele.

"Seu moleque é muito bom", disse-lhe um treinador, que o indicou em seguida para a Portuguesa.

O caminho foi o mesmo de outros: do salão para o campo. Depois para o Corinthians, onde aterrissou aos 14 anos. Tal como acontecia naquela época, Alexandre ainda trabalha como zelador em um edifício em São Paulo.

Maycon foi promovido ao time profissional após a Copa São Paulo de 2016. Apesar de ser volante, acabou como artilheiro do Corinthians na competição, com seis gols.

Antes de aceitar o empréstimo para a Ponte Preta, ouviu conselhos de que seria melhor esperar a chance no Corinthians. Afinal, estava em um clube grande e vivia situação confortável. Ele sempre disse à família não ter
nenhuma intenção de deixar a equipe em que começou a carreira. Valia a pena, porém, abrir aquela exceção para ganhar mais à frente.

A explicação que deu foi simples: queria jogar. Não aceitava ficar acomodado no banco de reservas.

Deu tão certo que ele voltou ao Parque São Jorge em um momento em que não havia alternativa à comissão técnica que não fosse apostar nele. O Corinthians não tem dinheiro para grandes investimentos em reforços.

O time campeão brasileiro em 2015 foi desfeito no decorrer de 2016. Quando a última temporada terminou, estava desenhado o cenário que faria Maycon ser efetivado como titular. Deu tudo certo.

Para completar, no mês passado, Cristian, dono de um dos maiores salários do elenco profissional e também volante, foi afastado -já estava fora da lista de inscritos para o Campeonato Paulista.

"Maycon lembra o Elias, realmente. As características são parecidas. Ele chega bem à área para finalizar e tem qualidade no passe", afirmou Osmar Loss, ex-técnico na base e hoje auxiliar de Fabio Carille no profissional.
Os dois juntos conquistaram a Copa São Paulo de 2015 e foram vices em 2016.

A Folha tentou falar com o jogador na última semana, mas a assessoria de imprensa do clube informou que não libera entrevistas individuais de atletas em semanas de partidas decisivas.

RAIO-X
NOME
Maycon de Andrade Barberan
NASCIMENTO
15.jul.1997 (19 anos), em São Paulo
CLUBES
Corinthians e Ponte Preta (tem 4 gols no profissional)
CONQUISTAS
Copa São Paulo de futebol júnior, em 2015 (marcou o gol do título)


Endereço da página:

Links no texto: