Folha de S. Paulo


Rodrigo Caio tenta estancar gols no São Paulo por vaga na seleção

Marcello Fim/FramePhoto/Folhapress
Rodrigo Caio concede entrevista no CT do São Paulo na Barra Funda, zona oeste da capital
Rodrigo Caio concede entrevista antes do treino do São Paulo, no CT da Barra Funda

O setor defensivo foi o maior dos problemas para o São Paulo até aqui no Campeonato Paulista. Dos 12 jogos, o time só não sofreu gol do São Bernardo, na última rodada.

Com sete partidas, o zagueiro Rodrigo Caio, 23, foi um dos que mais atuaram na zaga são-paulina. Consequentemente, não ficou imune às contestações.

"Quando tomamos gols, a crítica vem sempre para os jogadores que atuam na defesa, mas não é assim que funciona. O pessoal não analisa o futebol de uma maneira correta. O futebol é compactação, o time jogando em conjunto", analisou o jogador em entrevista à Folha.

"Quando se faz gol, as jogadas começam do campo defensivo. Quando se toma gol, começam no campo adversário", completou.

Neste domingo (2), o São Paulo inicia a sua trajetória para tentar dar fim a um jejum de 12 anos sem título no Estadual. Às 16h (com Globo), o clube encara o Linense, no Morumbi, no primeiro jogo das das quartas de final.

Na primeira fase, o São Paulo levou 20 gols. Para a história não se repetir, Rodrigo Caio conta que a cobrança por melhorias entre os próprios jogadores é grande.

"Não queremos tomar gols nem em treinamentos. Marcação forte, sempre pressionando o homem que está com a bola. Tomamos muitos gols por falhas individuais."

As duas partidas serão disputadas no Morumbi devido a um acordo do time de Lins com o Ministério Público, de não mandar jogos contra os grandes em seu estádio enquanto as reformas no local não estejam concluídas.

A conquista do Paulista pode ser o primeiro objetivo para que o defensor retorne à seleção. Ele acredita que só através de títulos pode ser chamado novamente pelo técnico Tite.

"O time precisa jogar em alto nível. Tenho plenas condições de estar lá [na seleção]. Vou trabalhar muito para estar na Copa de 2018.


Endereço da página:

Links no texto: