Folha de S. Paulo


Medalha de bronze de Pequim-08 será entregue a equipe brasileira

Karime Xavier/Folhapress
Thaissa Presti integrou equipe que terminou a prova na quarta colocação em 2008
Thaissa Presti integrou equipe que terminou a prova na quarta colocação em 2008

Além do anúncio da aposentadoria de Thiago Pereira, o Prêmio Brasil Olímpico terá outro momento marcante com a premiação da equipe brasileira do revezamento 4 x 100 m que herdou a medalha de bronze relativa a Pequim-2008 após eliminação da Rússia devido a doping.

Thaissa Presti, Rosemar Coelho Neto, Lucimar Moura e Rosângela Santos terminaram a prova na Olimpíada da China, há quase nove anos, na quarta posição -Bélgica foi prata e Nigéria, bronze.

Em agosto do ano passado, durante os Jogos do Rio, o COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou que a formação brasileira receberia a medalha em razão do teste positivo da russa Iulia Chermoshanskaia em Pequim.

O quarteto brasileiro receberá premiação financeira da Confederação Brasileira de Atletismo e será integrada a um programa da entidade em que medalhistas olímpicos são remunerados para agirem como embaixadores.

O Prêmio Brasil Olímpico também terá distribuição de troféus para os melhores atletas de cada modalidade e a escolha dos melhores atletas do ano de 2016
No masculino, concorrem à distinção o canoísta Isaquias Queiroz, que conquistou três medalhas na Rio-2016, o líbero Serginho, ouro com a seleção masculina de vôlei na Olimpíada, e Thiago Braz, campeão no salto com vara.

No feminino, disputam o prêmio as campeãs olímpicas Rafaela Silva (judô) e Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e a maratonista aquática Poliana Okimoto, bronze no Rio e primeira nadadora do país a ir ao pódio dos Jogos.

Em 2015, os vencedores foram Isaquias e a maratonista aquática Ana Marcela Cunha.

Tradicionalmente, a festa ocorre sempre aos finais de ano, mas foi adiada de dezembro passado para março.

O COB afirmou que a postergou porque gostaria de organizá-lo no Theatro Municipal carioca, que viu greve dos funcionários por falta de pagamento. A cerimônia desta quarta-feira tem início às 20h.


Endereço da página: