Folha de S. Paulo


Após lesões, Renan Ribeiro espera agarrar chance no São Paulo

Fratura por estresse na quinta vértebra, contratura na coxa e cirurgias de apendicite e em um dos dedos da mão esquerda. Desde o ano passado, as lesões do goleiro Renan Ribeiro, 26, o fizeram perder chances de se firmar como titular do São Paulo.

Ele terá nova oportunidade neste sábado (18), quando seu time pega o Ituano, às 16h, no Morumbi, pela nona rodada do Paulista. Renan foi confirmado por Rogério Ceni após Sidão e Denis, que se revezavam como titulares, não convencerem. O primeiro ainda tem uma lombalgia.

"Todo momento que tive a oportunidade aqui, acredito que pude aproveitar. Agora preciso só de uma sequência de jogos para conseguir me firmar", disse Renan Ribeiro na última quinta-feira (16).

Maurício Rummens /Fotoarena/Folhapress
Renan Ribeiro durante treino do São Paulo
Renan Ribeiro durante treino do São Paulo

Em três anos e nove meses de clube, ele disputou apenas 14 partidas como titular. Chegou na metade de 2013 após ficar quase seis meses treinando separado na sua antiga equipe, o Atlético-MG, que esperou o fim do contrato para liberá-lo. Naquela temporada e no ano seguinte, não foi utilizado pelo São Paulo.

A primeira chance aconteceu na última rodada da primeira fase do Paulista-2015. Naquele ano, fez 11 jogos e chegou a atuar cinco vezes seguidas. Teve as oportunidades porque o até então goleiro Ceni e Denis estavam entregues ao departamento médico. O primeiro sofreu uma contusão no músculo adutor da coxa, enquanto o segundo se recuperava de uma cirurgia no ombro direito.

Os outros três jogos que Renan iniciou foram no ano passado. Contra o Toluca (MEX), pelo jogo de ida das oitavas da Libertadores, Botafogo, na estreia do Brasileiro, e Atlético-MG, pela penúltima rodada do Nacional.

Diante dos mexicanos, Renan acabara de se recuperar de uma cirurgia de apendicite. Dois meses depois, foi diagnosticado com uma fratura por estresse na quinta vértebra e ficou quase quatro meses sem ser relacionado.

Ele só voltou a atuar na penúltima rodada do Brasileiro. Com as atuações irregulares de Denis, o São Paulo resolveu apostar em Renan. A chance, porém, durou 45 minutos. Ele sofreu uma contusão no dedo da mão.

Quando estava pronto para voltar, no início deste ano, teve uma lesão muscular, o que impediu de ser testado.

"O Renan sempre foi muito dedicado. Ele queria saber tudo sobre os treinos e ficava irritado quando errava", contou Leandro Franco, primeiro preparador de goleiros de Renan, que iniciou a carreira na base do Botafogo-SP.

"Assim como todo goleiro, ele precisa de uma sequência, para mostrar o seu potencial", concluiu.

Natural de Ribeirão Preto, Renan se mudou para Belo Horizonte aos 16 anos, quando foi contratado pelo Atlético-MG. Aos 20, surgiu como promessa da equipe, ajudando a evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em 2010. No ano seguinte, revezou a titularidade no gol com Giovanni. Voltou a ser titular em 2012, mas, em abril, após falha no clássico contra o Cruzeiro, perdeu a vaga e não atuou mais até a negociação com o São Paulo.

NA TV
São Paulo x Ituano
16h - Pay-per-view


Endereço da página:

Links no texto: