Folha de S. Paulo


Contratação de goleiro Bruno pelo Boa divide moradores de Varginha

Adriano Vizoni/Folhapress
Helder Martins Moura, 40, com a camisa que Bruno usava no Flamengo na frente do hotel em que o goleiro se hospedaria
Helder Martins Moura, 40, com a camisa que Bruno usava no Flamengo

A contratação do goleiro Bruno pelo Boa Esporte, anunciada pelo clube na última sexta-feira (10), está dividindo a cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais.

A chegada do jogador condenado em primeira instância a 22 anos de prisão por participar do assassinato de Eliza Samudio, mas libertado no último dia 24 pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello, já suscitou protestos nas ruas da cidade e nas redes sociais e até a perda de patrocínios pelo clube.

"Temos a consciência de que foi a Justiça que o libertou, mas nosso repúdio é contra o clube, por contratar um jogador que ainda tem débitos com a Justiça", afirma a integrante de um grupo de mulheres moradoras de Varginha que marcou um protesto para esta terça-feira (14) contra a contratação do jogador –ela pede para não ser identificada por pessoas ligadas ao movimento já terem recebido ameaças de internautas que se dizem fãs do ex-goleiro do Flamengo.

"Somos a favor da inclusão social, da reintegração das pessoas na sociedade, mas que seja de uma maneira igual para todos. Que seja tanto para o rico quanto para o pobre", completa.

"Ficamos preocupadas com o enaltecimento e a idolatria a um réu que responde a um processo de feminicídio. O futebol envolve um universo glamoroso, que da projeção e holofotes. É uma imoralidade, um mau exemplo para os nossos jovens e crianças", diz outra integrante.

Apesar dos protestos, os diretores do Boa dizem que não voltarão atrás na contratação. E eles têm ao seu lado outros torcedores da equipe.

"Sou flamenguista e torcedor do Boa e aprovo a contratação. Ele é um excelente goleiro e vai ajudar o clube. Ele tem direito de trabalhar e cuidar da sua família", afirma o vendedor Helder Moura, 40.

Ricardo de Oliveira, membro da organizada Garra Jovem Boveta, também aprova a nova contratação do clube, mas faz uma ressalva.

"Como goleiro eu o aprovo, mas como ser humano, não. Essa repercussão [negativa] é porque é o primeiro clube do Bruno. Com o Edmundo, quando ele foi condenado por matar pessoas no trânsito, também foi assim", diz, lembrando que o ex-atacante se envolveu em um acidente que levou à morte de três pessoas em 1995.

FUGA DE PATROCÍNIOS

Os patrocinadores do Boa mostraram reprovação à contratação do goleiro. A maioria dos antigos parceiros anunciou a quebra de seus acordos após o anúncio.

Nesta segunda-feira (13), o patrocinador principal do clube, o Grupo Gois & Silva, anunciou a sua saída. Logo depois, a Kanxa, fornecedora de material esportivo, que tem acordo com a equipe desde 2011, também desistiu da parceria logo após consultar a equipe sobre a contratação.

Divulgação
Goleiro Bruno com a camisa do Boa Esporte
Goleiro Bruno com a camisa do Boa Esporte

Antes, a empresa de suplementos Nutrends Nutrition e a clínica especializada em ressonância magnética Magsul também haviam anunciado o fim do apoio.

A prefeitura de Varginha, com quem o Boa tem convênio, afirmou em nota que não pode interferir nas contratações do clube. Mas disse também que está "analisando os aspectos legais que envolvem a questão, com o fim de verificar a possibilidade de rescindir, ou não, o convênio".

Mesmo assim, empresas que deixaram o clube afirmaram à Folha que os cartolas não mostraram preocupação.

"Tenho certeza que o clube conseguirá um patrocinador principal melhor do que o último", disse o empresário do goleiro, Lúcio Mauro.

"O Bruno não é criança. Ele sabe o que o está esperando na rua. O que a gente tem feito é um trabalho de orientação, para minimizar a pressão de tudo isso", afirmou.

O primeiro contato de Bruno com a torcida deve acontecer nesta terça-feira, quando o jogador será apresentado oficialmente pelo clube.

A expectativa era a de que o goleiro realizasse exames médicos nesta segunda-feira (13). No entanto, segundo seu empresário, o jogador parou para descansar no caminho para a cidade e só chegará na manhã desta terça, quando realizará os exames e assinará o contrato com o clube.

ESTÁDIO VAZIO

No recomeço de sua carreira como jogador, Bruno encontrará uma realidade totalmente diferente da que vivenciou até 2010, quando foi preso acusado de envolvimento na morte de Eliza Samudio.

No Flamengo, clube pelo qual conquistou o Brasileiro de 2009, virou ídolo da maior torcida do país e jogava no Maracanã para quase 90 mil pessoas. Agora terá de atuar em um estádio que vive praticamente as moscas, além das críticas e protestos.

Na segunda divisão do Mineiro e na Série B do Brasileiro, o Boa Esporte não consegue colocar na maioria dos seus jogos mais de 1.000 torcedores no estádio Dilzon Luiz de Melo, o Melão, que tem capacidade para aproximadamente 15.000 pessoas.

Adriano Vizoni/Folhapress
Estádio municipal de Varginha, que costuma ficar vazio nos jogos do Boa
Estádio municipal de Varginha, que costuma ficar vazio nos jogos do Boa

No ano passado, quando o clube conquistou o título da Série C do Brasileiro, a média de público no estádio municipal foi cerca de 1.900 pagantes. O maior público foi na decisão contra o Guarani, com 8.196 espectadores. Em 2016, a maioria dos jogos do clube teve renda líquida negativa.

O motivo para o público tão pequeno pode ser que a falta de identificação do time com a torcida. Antes de se chamar Boa Esporte Clube, a equipe era o Ituiutaba Futebol Clube, que tinha sede na cidade com o mesmo nome e ficava na região do Triângulo Mineiro, a praticamente 700 quilômetros de Varginha.

A equipe se mudou para a cidade em 2011 após ganhar apoio da prefeitura. Além de pagar ao clube cerca de R$ 30 mil por mês, o município disponibiliza o estádio e um centro de treinamento.

O clube é comandado por três irmãos. O presidente é Rone Moraes da Costa. Roberto Moraes da Costa é o diretor de futebol e Rildo Moraes da Costa exerce o cargo de superintendente de futebol. Os três também faziam parte da direção do Ituiutaba.

-

RETORNO DE BRUNO AO FUTEBOL

10.mar.2017 - Novo clube
O Boa Esporte, equipe mineira que disputará a Série B do Brasileiro em 2017, anuncia a contratação do goleiro Bruno

24.fev.2017 - Liberdade
O ministro Marco Aurélio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal) concede habeas corpus a Bruno, que aguardava havia quase quatro anos a análise de seu processo em segunda instância

21.jun.2016 - Casamento
O goleiro se casa com a dentista Ingrid Calheiros, sua atual mulher

9.set.2015 - Nova transferência
O goleiro é transferido para a Apac em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte

4.nov.2014 - Impedido de jogar
Justiça nega permissão para que goleiro jogasse pelo Montes Claros. Segundo o juiz Flambo Santos Costa, as atividades de um atleta profissional são incompatíveis com a legislação para trabalho externo

21.jun.2014 - Transferência
Bruno é transferido para a penitenciária Francisco de Sá, próxima a Montes Claros, no norte de Minas Gerais

1º.mar.2014 - Primeiro contrato
cumprIndo sentença em Contagem (MG), Bruno assina contrato de cinco anos com o Montes Claros (MG)

8.mar.2013 - Condenação
Bruno é condenado a 22 anos e três meses de prisão em primeira instância pelo mando e homicídio de Eliza. Na sentença, a juíza Marixa Rodrigues afirmou que Bruno "demonstrou ser uma pessoa fria, violenta e dissimulada"

29.jul.2010 - Indiciamento
Bruno é indiciado por homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores

7.jul.2010 - Prisão
Justiça do Rio decreta a prisão do goleiro Bruno, então jogador do Flamengo, suspeito de participar da morte de Eliza Samudio, 25, apontada como sua ex-amante. No mesmo dia, ele é preso


Endereço da página:

Links no texto: