Folha de S. Paulo


Proximidade com Palmeiras é trunfo de Alberto Valentim no Red Bull

Reprodução/Facebook/Red Bull Brasil
Técnico Alberto Valentim e auxiliar Fernando Miranda chegam ao Red Bull Brasil para comandar a equipe em 2017
Alberto Valentim foi contratado pelo Red Bull Brasil para a disputa do Campeonato Paulista

Foram três anos dedicados ao Palmeiras, dois títulos conquistados e uma forte identificação com o clube. Nada disso, porém, fez Alberto Valentim, 41, ser promovido a treinador após a saída de Cuca, no fim do ano passado.

Com a chegada de Eduardo Baptista, o então auxiliar-técnico decidiu "seguir o seu rumo" e realizou o desejo de se tornar técnico ao aceitar o convite do Red Bull Brasil.

Nesta sexta-feira (3), no confronto entre Palmeiras e Red Bull, Valentim estará pela primeira vez do lado oposto do clube que o projetou para a função.

"Vai ser uma experiência bacana. Fiz muitos amigos ali [no Palmeiras], sempre com um bom ambiente com jogadores, comissão fixa e diretoria", afirmou o treinador à Folha.

E essa forte identificação com o time alviverde pode ser um trunfo do novato técnico. Do atual elenco palmeirense, 20 jogadores conviveram de alguma maneira com Alberto Valentim entre 2014 e o final de 2016.

"Eu estive lá e o Fernando, meu auxiliar, também. Conhecemos individualmente cada um ali dentro, então é aproveitar o fato de termos trabalhado tanto tempo e falar o máximo para os nossos jogadores o que conhecemos deles", disse.

Ciente disso, Eduardo Baptista tentou esconder durante a semana a forma que pretende atuar. Os treinos foram fechados para a imprensa e pouca coisa foi divulgada sobre a equipe que entrará em campo.

"Alberto é um amigo meu. Temos nos falado bastante. É um cara que admiro, com linha muito parecida com a minha. Tentamos esconder para ele não ficar com tanta informação assim. Ele viveu muito tempo aqui e sabe como as coisas funcionam", disse Baptista durante entrevista coletiva na quinta.

Quando foi da comissão permanente do Palmeiras, Valentim dirigiu a equipe em 11 oportunidades como técnico interino. Ele somou sete vitórias, um empate e três derrotas, para um aproveitamento de 66,6%.

Mesmo com o bom desempenho quando exigido, não foi o preferido pela atual diretoria para comandar o grupo. Ele garante que não ficaram ressentimentos por isso.

"Não ficou nenhuma mágoa. O Palmeiras fez a escolha dele e eu fiz a minha escolha, sem problema nenhum. Como eu falei eu tenho um relacionamento ótimo com todos", comentou.

Apesar de ter adquirido experiência para assumir a nova função, Alberto Valentim não vai bem no Campeonato Paulista. A equipe de Campinas tem apenas cinco pontos ganhos e é o penúltimo colocado do Grupo B, liderado pelo São Paulo.

:Cesar Greco-9.mai.2014/Ag.Palmeiras/Divulgação
SAO PAULO,SP - 8/5/2014 - Alberto Valentim em treino do Palmeiras na Academia de Futebol, CT da Barra Funda/ ou durante partida do Palmeiras. (Foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O técnico interino Alberto Valentim em treino do Palmeiras na Academia de Futebol, em 2014

Endereço da página: