Folha de S. Paulo


Tribunal denuncia, e árbitro pode ser suspenso por até 360 dias

O procurador-geral do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva), Wilson Marquete Júnior, denunciou o árbitro Thiago Duarte Peixoto, 37, no artigo 266 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê pena de 30 a 360 dias, além de multa de R$ 100 a R$ 1.000. O órgão deverá confirmar nesta quarta-feira (1º) a data do julgamento para o dia 6.

Thiago Duarte Peixoto errou ao expulsar o volante Gabriel aos 45 minutos do primeiro tempo durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, realizado no último dia 22, pelo Campeonato Paulista. O jogador corintiano, que já tinha o cartão amarelo, não participou da jogada que resultou na falta sobre o atacante Keno, do Palmeiras. No lance, o palmeirense foi puxado pelo volante Maycon, da equipe alvinegra.

Quase duas horas após a partida, Peixoto se pronunciou e admitiu o erro. "Quando levantei a cabeça o Gabriel estava na minha frente e erroneamente o expulsei. Foi um equívoco em um lance pontual e assumo o meu erro. Após a partida, tive um feedback da comissão de arbitragem", disse Peixoto.

Ele afirmou também que foi comunicado por Alessandro Darcie, quarto árbitro, e pelos assistentes Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse que não havia sido Gabriel que tinha dado o carrinho. "Eles acharam que eu estava dando o cartão pela falta do Pablo, mas o cartão foi dado por conta do puxão", afirmou.

Veja vídeo

Em 2015, o árbitro Flávio Guerra foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por 100 dias por um falha semelhante. Ele marcou pênalti do lateral Zeca no atacante Vágner Love durante o clássico entre Corinthians e Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro, mas se confundiu e expulsou o zagueiro David Braz. Após recurso, a punição caiu para 60 dias.

Thiago Duarte Peixoto já foi foi afastado por prazo indeterminado pela Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também afirmou que o árbitro ficará afastado de suas competições pelo mesmo período.


Endereço da página:

Links no texto: