Folha de S. Paulo


Torcida corintiana equivale à soma de fãs de times rivais, diz Datafolha

Rubens Cavallari/Folhapress
Corintianos acendem sinalizador em partida no Itaquerão
Corintianos acendem sinalizador em partida no Itaquerão

O Corinthians se mantém com a maior torcida da cidade de São Paulo. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha entre 8 e 9 de fevereiro, o time alvinegro tem a preferência de 36% dos moradores da capital, mesma quantidade de torcedores que seus principais rivais somados.

Qual é o time de futebol de sua preferência? - Pesquisa realizada na cidade de São Paulo com resposta espontânea e única, em %

Os torcedores são-paulinos constituem 19% da população, os palmeirenses são 12% e os santistas, 5%. Dois clubes de outros Estados têm ao menos 1% da capital na torcida. São 2% de flamenguistas e 1% de vascaínos.

Chama a atenção o número elevado de pessoas que disseram não torcer para time nenhum: 24%, quase um quarto dos entrevistados.

Em relação à última pesquisa, realizada em 2014, a torcida corintiana cresceu em um ponto percentual (dentro da margem de erro de três pontos percentuais).

A diferença para os rivais, no entanto, aumentou devido à queda do número de torcedores são-paulinos –na medição de 2014 eram 21%.

O Corinthians aumentou a vantagem se levados em conta os 24 anos da primeira pesquisa realizada pelo Datafolha. Em 1993, o clube estava quase empatado com o São Paulo (32% a 31%).

Desde então, os dois times obtiveram títulos de relevo –o Corinthians ganhou cinco Brasileiros, dois Mundiais e uma Libertadores; o São Paulo venceu duas Libertadores, dois Mundiais e três Brasileiros–, entretanto a vantagem alvinegra disparou para 17 pontos percentuais.

A popularidade do Palmeiras, em 12%, atingiu o patamar mais baixo em aferições do Datafolha. A equipe já teve 18% da torcida em 1998. A do Santos se manteve sempre estável, entre 7% e 5%.

Se contabilizadas só mulheres, o Corinthians chega a ter o dobro de torcedoras perante o São Paulo (34% a 17%).

Entre os jovens com 16 a 24 anos de idade, a vantagem é de 22 pontos percentuais (41% a 19%). O clube do Parque São Jorge também lidera em todas as faixas etárias e rendas mensais familiares.

Na faixa superior a dez salários mínimos (R$ 9.370), são 42% dos torcedores, contra 16% do Palmeiras, 12% do São Paulo e 5% do Santos.

A vantagem é menor na faixa dos que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.874): 34% de corintianos, 18% de são-paulinos, 12% de palmeirenses e 3% de santistas.

Qual é o time de futebol de sua preferência? - Por faixa etária, em %

Dos entrevistados que declararam ter ensino superior completo, 31% são corintianos. Entre os que completaram o Ensino Médio, 40% torcem para a equipe. Já entre os que fizeram apenas o Ensino Fundamental, 35%.

O São Paulo tem seu maior percentual (26%) no recorte com pessoas entre 25 e 34 anos. O Palmeiras, com os maiores de 60 anos (16%), bem como o Santos (7%).

Em uma região há mais são-paulinos que corintianos. É na zona oeste, onde o clube do Morumbi tem 25% da torcida contra 23% do rival.

A maior vantagem corintiana está na região central, com 41% das preferências, contra 18% do São Paulo, 14% do Palmeiras, 5% do Flamengo e 3% do Santos.

Qual é o time de futebol de sua preferência? - Por sexo, em %


Endereço da página:

Links no texto: