Folha de S. Paulo


Árbitro que errou no clássico ficará sem apitar jogos da CBF

O árbitro Thiago Duarte Peixoto, 37, ficará afastado das competições organizadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), de acordo com a Comissão Nacional de Arbitragem.

Peixoto errou ao expulsar o volante Gabriel, do Corinthians, durante o clássico contra o Palmeiras, realizado na última quarta-feira (22), no Itaquerão, pelo Paulista.

O jogador não participou do lance que originou sua expulsão. O árbitro achou que o volante tinha puxado o atacante Keno, do Palmeiras. A infração, porém, foi cometida por Maycon.

A decisão do afastamento do quadro da CBF foi tomada após a FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciar que ele ficará sem apitar por tempo indeterminado.

De acordo com nota divulgada pela federação, Peixoto "passará por avaliações técnicas, psicológicas e físicas, após atuação no clássico entre Corinthians e Palmeiras".

"Vamos respeitar essa determinação e não vamos escalá-lo nas competições organizadas pela CBF. Ele sabe que o erro tem consequência. Vai receber orientação e quando estiver liberado, voltará a apitar", disse o Coronel Marcos Marinho, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da confederação.

Neste ano, o árbitro havia sido escalado em sete jogos, sendo seis válidos pelo Estadual e um pela Copa do Brasil em período de 21 dias.

Peixoto ainda deverá ser suspenso pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) pelo erro. Nesta quinta-feira (23), Wilson Marquete Júnior, procurador-geral do órgão, afirmou que analisaria o processo e que apresentaria denúncia até esta sexta-feira. A pena para o juiz deve variar entre 30 e 360 dias.

Antonio Olim, presidente do TJD, classificou o erro do árbitro como "inconteste" e uma falha "grotesca".

Em 2015, o árbitro Flávio Guerra foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por 100 dias por um falha semelhante. Ele marcou pênalti do lateral Zeca no atacante Vágner Love durante o clássico entre Corinthians e Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro, mas se confundiu e expulsou o zagueiro David Braz. Após recurso, a punição caiu para 60 dias.

DESCULPAS

Thiago Duarte Peixoto admitiu o equívoco quase duas horas após o encerramento do clássico. Em pronunciamento, o árbitro, que chorou no vestiário ao saber que tinha expulsado o jogador errado, explicou que quando levantou a cabeça após a jogada, viu Gabriel à sua frente.

"Teve um contra-ataque do Palmeiras. Por segurar o adversário, tenho de aplicar cartão amarelo. Foi o que fiz, mas com o jogador errado. Era o Maycon. Por que me confundo? No momento que o jogador puxa, vem o Pablo e dá uma chegada dura. Fico preocupado e quando levanto a cabeça, vejo o Gabriel na minha frente. Apliquei o cartão erroneamente", disse.

Ele confirmou que foi avisado pelo quarto árbitro, Alessandro Darcie, que Gabriel não tinha dado o carrinho. "Eles acharam que eu estava dando o cartão pela falta do Pablo, mas o cartão foi dado por conta do puxão", completou.

Apesar de admitir o erro na jogada, Thiago Duarte Peixoto não relatou o equívoco na súmula. Ele apenas escreveu que Gabriel foi "expulso por ter sido advertido anteriormente com cartão amarelo por segurar seu adversário de número 27, o sr. Marcos da Silva França [Keno], impedindo um ataque promissor na disputa da bola".

Já nesta quinta, o árbitro retificou a súmula e admitiu a falha. "Após a partida, em análise de vídeo, constatei que o atleta a ser advertido, por cartão amarelo, por segurar seu adversário impedindo um ataque promissor, é o atleta de nº 30, sr. Maycon de Andrade Barberan, da equipe S. C. Corinthians, e não o atleta de nº 05, sr. Gabriel Girotto Franco", escreveu.


Endereço da página:

Links no texto: