Folha de S. Paulo


Palmeiras goleia Linense por 4 a 0 e mira clássico contra o Corinthians

Celio Messias/Folhapress
Gol de Lucas Barrios - Partida entre Linense e Palmeiras, válida pela 4ª rodada do Campeonato Paulista
Lucas Barrios comemora o quarto gol da partida contra o Linense

O Palmeiras goleou o Linense por 4 a 0 no estádio Fonte Luminosa em Araraquara, na quarta rodada do Campeonato Paulista neste domingo (19), e ganhou moral para seu primeiro grande desafio no ano, o clássico contra o Corinthians na próxima quarta-feira (22).

A vitória também aliviou a situação do técnico Eduardo Baptista, que vinha sendo criticado por torcedores nos últimos dois jogos da equipe. Contra o São Bernardo, na última quinta (16), ele foi vaiado por integrantes da organizada Mancha Alvi Verde.

O duelo entre Corinthians e Palmeiras, cujo centenário é celebrado no próximo 6 de maio, costuma ser divisor de águas para os treinadores das equipes. Da última vez, Cristóvão Borges caiu, em 17 de setembro de 2016, após derrota por 2 a 0 em casa, no Itaquerão.

Para o clássico de quarta (22), os técnicos de ambos as equipes chegam com desconfiança de suas torcidas, apesar da vitória nas partidas anteriores –o Corinthias derrotou o Audax por um a zero no sábado (18). Das arquibancadas, Fabio Carrile tem ouvido que, em caso de revés, "o pau vai quebrar".

No Palmeiras, Eduardo Baptista carrega a responsabilidade de obter, nesta temporada, um desempenho tão bom quanto o de seu antecessor, Cuca, que comandou o clube no título do Brasileiro em 2016.

Nos últimos dois jogos, o técnico ouviu de torcedores: "ô, Eduardo, preste atenção, nossa torcida quer gritar 'é campeão'". A goleada contra o Linense, por isso, torna-se tão importante para a sequência no Paulista, no ano e, também, para se firmar ante o principal adversário.

O JOGO

A vitória não só foi a primeira do Palmeiras jogando fora de casa em 2017, como foi a segunda em sequência no ano. A equipe apresentou bom entrosamento em campo e superou o fato de perder o volante Moisés, substituído por contusão ainda no primeiro tempo.

O jogador saiu contundido sentindo o joelho esquerdo, após dividida com Zé Antônio, do Linense. O departamento médico palmeirense disse que ainda aguarda os exames para avaliar a lesão. O desfalque se soma ao meia Tchê-Tchê e ao zagueiro Fabiano, também lesionados.

Apesar da forte marcação dos anfitriões, o time da capital criou duas boas chances, logo nos primeiros 12 minutos de jogo. Na primeira, Willian errou sozinho na marca do pênalti. Depois, Dudu parou no goleiro Victor Golas após chute de fora da área.

Na segunda partida pelo time na temporada, Moisés saiu contundido, sentindo o joelho esquerdo, após dividida com o volante Zé Antônio, do Linense. O palmeirense fazia a segunda partida na temporada e vinha se recuperando de uma cirurgia feita no meio de 2016.

O Palmeiras abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Willian chutou rasteiro, depois de receber um passe entre os zagueiros do Linense, que se atrapalharam em afastar a bola da grande área.

Na sequência, após lançamento do goleiro Fernando Prass, Willian ajeitou de cabeça para Dudu que devolveu a bola para o atacante servir o meia Raphael Veiga, que anotou o segundo gol da partida, aos 26 minutos da primeira etapa.

O Palmeiras quase anotou o terceiro, em duas chances no fim da primeira etapa, com cabeceio de Vitor Hugo e, a seguir, com chute de Keno, desviado para escanteio.

No início da segunda etapa, Michel Bastos aproveitou a bola desviada pela defesa do Linense, após cobrança de falta para marcar de cabeça o terceiro do Palmeiras, logo aos oito minutos.

Com três a zero no placar, a equipe seguiu superior em campo, administrando o resultado. Buscou ficar com a posse de bola no ataque e apostou nos contragolpes para manter a vantagem.

Já no fim do jogo, o atacante Lucas Barrios, que entrou no lugar de Willian, tabelou com Dudu e fechou o resultado aos 37 minutos da etapa complementar.

*

FICHA TÉCNICA

LINENSE 0 x 4 PALMEIRAS
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara
Data: 19 de fevereiro de 2017, domingo
Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Tatiane Sacilotti Camargo e Gustavo Rodrigues de Oliveira

LINENSE: Victor Golas; Lucas Silva (Magno Alves), Rodrigo Lobão, Bruno Costa (Felipe) e Bruno Moura; Caíque, Thiago Humberto, Zé Antônio e Diego Felipe; Giovanni (Thiago Santos) e Gabrielzinho.
Técnico: Guilherme Alves

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo e Egídio; Felipe Melo (Thiago Santos); Michel Bastos, Moisés (Keno), Raphael Veiga e Dudu; Willian (Lucas Barrios).
Técnico: Eduardo Baptista

GOLS: Wllian, aos 23 minutos da primeira etapa; Raphael Veiga, aos 26; Michel Bastos, aos 8 minutos do segundo tempo; e Barrios, aos 37.


Endereço da página:

Links no texto: