Folha de S. Paulo


Empresário responsável por reforços é braço direito de presidente do Santos

Cléber, Vladimir Hernández e Bruno Henrique têm em comum bem mais do que o fato de serem os principais investimentos do Santos para esta temporada. Eles representam, diretamente, a influência do agente com maior trânsito na Vila Belmiro.

Luiz Taveira, 61, é o dono da bola no Santos. O empresário que participou das negociações de mais de um time de jogadores para o clube desde 2015 carrega hoje nos bastidores a fama de ser o homem de confiança do presidente Modesto Roma Júnior.

"O Taveira é um chato, por isso consegue negociar. Ele tanto insistiu que trouxe o Ricardo Oliveira", lembra o mandatário.

Oliveira foi uma espécie de marco para o agente. Taveira convenceu os dirigentes a oferecerem um contrato curto, de cinco meses, ao veterano camisa 9 em 2015. Em pouco tempo, o centroavante correspondeu e alavancou o seu moral.

Já no primeiro ano de gestão, de acordo com relatório do conselho fiscal santista, órgão fiscalizador interno do clube, Taveira foi o segundo agente que mais ganhou comissões. A principal verba foi na própria renovação de contrato do camisa 9: R$ 460 mil. Ele ainda aparece em outros dois negócios.

"O mínimo que ganhamos por comissão é 3%, mas a média é 7%. Me considero abaixo da média de preço, pois peço 5%", conta o agente. Modesto ainda disse que, dependendo da negociação, Taveira sequer recebe.

Editoria de Arte/Folhapress

A relação entre os dois, por sinal, é curiosa. Ambos dizem não serem amigos pessoais e que há somente "confiança profissional". Eles se conheceram em 2015, mas têm ligação importante desde as eleições. Taveira diz ter conseguido 208 votos para Modesto.

"A minha situação com o Santos é diferente da que o clube têm com outros empresários. Existe uma definição de confiança no meu trabalho. Se o Santos quer algo, procuro ir resolver, mas não determino nada", explica.

A ajuda, entretanto, não está relacionada a dinheiro ou troca de favores, de acordo com ambos. Modesto cita que fez "uma campanha barata" e que Taveira tem "escorpiões no bolso", rechaçando a possibilidade de ter colocado valores para elegê-lo.

O empresário foi jogador profissional de clubes pequenos, mas parou precocemente, aos 22, por uma lesão ligamentar no joelho. Depois, trabalhou como comerciante vendendo livros e em uma confecção de roupas até conhecer Alexandre Bueno, também ex-jogador e empresário na Baixada Santista.

Ele diz se considerar um intermediário. Conta que a relação direta com clientes fixos já lhe geraram desgastes como nos casos do atacante Zé Love e do zagueiro Alex Silva.

Natural de Bauru, apesar de morar em Santos há 53 anos, tinha raros negócios feitos com o clube. O principal deles envolvendo Zé Love, entre 2010 e 2011.

Mas nem tudo são flores, a relação levanta seus questionamentos. O conselho fiscal do clube já questionou o recebimento de comissões pela empresa do jogador Ceará, seu cliente, atualmente no Internacional.

Taveira ainda registrou, logo no início da gestão de Modesto, o atacante Thiago Brito. Pouco depois, ele foi encaminhado para ser negociado com o futebol do Kuwait. A operação foi chamada por muitos como "barriga de aluguel".

O agente já se defendeu publicamente das acusações e acredita que os problemas citados são frutos de interesses políticos no clube, que passa por eleições em dezembro. O Conselho santista, por meio de seu presidente, afirmou não ter recebido nenhuma denúncia no período.

Divulgação - 06.fev.2017/SantosFC
06.02.2017 - santos - treino do santos - Apresentacao do jogador Bruno Henrique - Foto Santos/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Apresentação do atacante Bruno Henrique, um dos reforços santistas ligados ao empresário Luiz Taveira

Endereço da página:

Links no texto: