Folha de S. Paulo


Bayern de Munique goleia o Arsenal; Real Madrid vira sobre o Napoli

Michaela Rehle/REUTERS
Football Soccer - Bayern Munich v Arsenal - UEFA Champions League Round of 16 First Leg - Allianz Arena, Munich, Germany - 15/2/17 Bayern Munich's Thiago Alcantara celebrates scoring their third goal with Robert Lewandowski Reuters / Michaela Rehle Livepic ORG XMIT: UKZTKx
Thiago Alcântara e Lewandowski comemoram gol do Bayern de Munique sobre o Arsenal

O Arsenal tinha otimismo. O técnico Arsène Wenger disse acreditar que 2017 seria o ano em que a equipe quebraria o tabu. Dentro de campo, as coisas aconteceram da mesma forma que nos seis anos anteriores.

O time inglês foi goleado por 5 a 1 pelo Bayern de Munique, na Alemanha, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Na volta, em Londres, o Arsenal terá de vencer por cinco ou mais gols de diferença para se classificar. Por ter feito um gol fora de casa, o placar de 4 a 0 também o favorece.

O Bayern é um dos favoritos a conquistar o troféu europeu, o que não acontece desde 2013. O Arsenal, que jamais foi campeão do torneio, tenta evitar a sétima eliminação consecutiva nas oitavas de final do torneio europeu.

O resultado coloca ainda mais pressão sobre Wenger, que não leva o time ao título inglês desde 2004 e chegou à final da Liga dos Campeões apenas uma vez: em 2006, perdeu para o Barcelona.

O francês fica sem contrato em junho de 2017e diz não saber ainda se vai continuar na Inglaterra. Ele está no Arsenal desde 1996.

O jogo foi equilibrado no primeiro tempo. Apesar de o Bayern ter aberto o placar com Robben, o Arsenal empatou após Sánchez pegar rebote de cobrança de pênalti perdido por ele mesmo.

Depois do intervalo, o time alemão cresceu. O Arsenal se apequenou e tentou apenas evitar ser goleado. Foram quatro gols marcados pelo Bayern de Munique (Leandowski, dois de Thiago e Müller). Pelas chances alemãs criadas, poderiam ter sido anotados mais quatro.

Com a desvantagem, os ingleses foram ao ataque e abriram espaço para o contragolpe do adversário, que construiu a goleada a partir dos espaços oferecidos.

Juan Medina/REUTERS
Football Soccer - Real Madrid v Napoli - UEFA Champions League Round of 16 First Leg - Estadio Santiago Bernabeu, Madrid, Spain - 15/2/17 Real Madrid's Toni Kroos celebrates scoring their second goal Reuters / Juan Medina Livepic ORG XMIT: UKZTKh
Toni Kroos comemora um dos gols do Real Madrid na vitória sobre o Napoli

MADRI

Assim, como o Bayern de Munique, o Real Madrid levou susto em casa, mas venceu. Não com tanta facilidade quanto os alemães, mas também construiu vantagem para a partida de volta.

No Santiago Bernabéu, o Real bateu o Napoli por 3 a 1. Em Nápoles, os italianos terão de vencer por três gols ou mais gols de diferença. Vitória por 2 a 0 também serve.

O Napoli abriu o placar no primeiro tempo com Insigne, que aproveitou o erro de posicionamento do goleiro Navas para chutar da intermediária. O Real Madrid virou com gols de Benzema e Kroos. O brasileiro Casemiro anotou o terceiro.

O último confronto por torneios europeus entre as equipes havia sido em 1987, quando Maradona era o principal nome do Napoli.


Endereço da página: