Folha de S. Paulo


Baptista inova com lições de casa via aplicativo para jogadores do Palmeiras

Não é por falta de trabalho que Eduardo Baptista será criticado no Palmeiras. Pressionado por parte da torcida depois da derrota por 1 a 0 para o Ituano em seu segundo jogo oficial à frente do time, o jovem treinador de 46 anos tem adotado uma rotina rígida de treinamentos e estudos, incluindo atividades pela manhã e tarefas de casa para os jogadores.

Um drone filma as atividades dos jogadores durante o dia no centro de treinamento. Depois delas, Baptista conta com a ajuda de assistentes para produzir vídeos em que faz análises táticas de alguns lances, apontando o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

"Eu respiro isso aqui. Aqui temos um centro de inteligência e todo o treinamento é filmado. Antes de eu ser apresentado, eu já tinha entrado em contato com o centro de inteligência e já tinham me passado vídeos dos jogos, informações, estatísticas", diz Baptista à Folha. Antes de assumir o clube, o treinador assistiu a todas as partidas disputadas em 2016.

"A partir da filmagem do drone, eu e o pessoal do centro de inteligência sentamos e discutimos. O treino tem uma hora, uma hora e meia, e então preparamos pequenas coisas. Transformamos isso em três minutos de vídeo, porque é isso que o WhatsApp comporta, e então mandamos para os atletas com algumas observações. É uma liçãozinha de casa. O jogador está em casa e olha pelo celular o vídeo e a gente passa a nossa mensagem. O jogador tem ajudado muito nisso", conta o treinador.

Com o auxílio da edição de vídeo, ele mostra jogadas treinadas que passaram a dar resultado, acertos e erros em movimentações e falhas que resultaram em perdas de posse de bola, contra-ataques adversários ou mesmo gols.

"O próprio vídeo tem a mensagem. Os meninos do centro de inteligência explicam o que eu quero. Você aponta, escreve dentro do vídeo. Os jogadores sabem que quando tem treino tático que de tardezinha ou à noite vai chegar algum videozinho para eles darem uma olhada. No outro dia meus auxiliares instigam os atletas para saberem o que eles viram, se é bom, o que acharam, o que pode acrescentar. Aí fazemos um feedback. Esse trabalho é importante didaticamente", completa.

Em relação aos hábitos de Cuca, seu antecessor, Baptista implantou mudanças ainda sutis. Cuca costumava dar treinos no período da tarde e na maior parte do tempo fechados à imprensa. O novo treinador tem preferido começar a programação logo cedo, e não tem vetado a presença de jornalistas. Nesta quarta (15), em caráter de exceção, ele preferiu conduzir as atividades com privacidade.

Para a partida desta quinta-feira (16) contra o São Bernardo (19h30, pay-per-view), no Allianz Parque, Baptista deve promover alterações. Com a lesão de Fabiano, Jean deve ser escalado na lateral direita, abrindo vaga no meio de campo para Raphael Veiga, Vitinho ou Moisés, relacionado pela primeira vez em 2017 após se recuperar de lesão.


Endereço da página:

Links no texto: