Folha de S. Paulo


Mais artilheiro que Neymar, Lucas testa protagonismo contra Barça

Pela terceira vez em menos de cinco anos PSG e Barcelona se enfrentam no mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. Nesta terça-feira (14), às 17h45 (horário de Brasília), franceses e espanhóis fazem o primeiro jogo das oitavas de final do torneio, em Paris.

Se o Barcelona aposta no trio MSN (Messi, Suárez e Neymar) para sair vitorioso, o PSG vê no brasileiro Lucas Moura, 24, uma esperança de eliminar pela primeira vez o time catalão do torneio.

O ex-jogador do São Paulo vive o seu melhor momento no futebol europeu. Com 14 gols na temporada 2016-17, ele é o brasileiro que mais balançou a rede no continente ao lado de Giuliano, do Zenit (RUS). Neymar vem logo atrás, com 10 gols marcados.

O jogador do Barcelona vive uma antítese de seu compatriota. Em seus primeiros 28 jogos da temporada, atingiu sua pior marca desde que está no clube catalão. A melhor havia sido em 2014/15, quando anotou 22 gols no período.

O momento melhor de Lucas tem muito a ver com a a saída do sueco Ibrahimovic, que se transferiu para o Manchester United, da Inglaterra, e com a chegada do técnico espanhol Unai Emery que substituiu Laurent Blanc.

Com as mudanças, Lucas deixou de ser coadjuvante no time. Virou um dos protagonistas ao lado de Cavani e do argentino Ángel Dí Maria.

O seu crescimento em relação aos anos anteriores impressiona. Com ainda três meses de temporada pela frente, o jogador já ultrapassou todas as suas marcas na França. Entre 2015 e 2016, por exemplo, ele precisou de 56 jogos para fazer 13 gols. Nesta temporada, foram necessários apenas 35 jogos para chegar aos 14 gols.

"Atacante a gente sabe que vive de gols, e eu sempre falei que eu não sou um artilheiro. Quando cheguei aqui [no PSG] recebi muitas críticas. Então, procurei melhorar essa parte para poder ganhar um respeito e até para ser um jogador mais completo", afirmou o brasileiro.

Nesta terça, Lucas terá um incentivo a mais durante o confronto. A CBF informou que o treinador Tite e o coordenador técnico da seleção brasileira, Edu Gaspar, estarão no estádio Parc des Princes para acompanhar os brasileiros em campo.

Além do atacante, o lateral Maxwell e o zagueiro Marquinhos pelo lado do PSG e o atacante Neymar e o volante Rafinha pelo time catalão serão observados pela comissão. Thiago Silva sentiu dores e não irá para a partida.

A última convocação de Lucas para o time principal do Brasil foi em maio de 2016.

Melhor temporada - Ex-são-paulino está à frente de Neymar em número de gols

Melhor temporada - Gols

Melhor temporada - Jogos

EM PORTUGAL

Também nesta terça, Benfica e Borussia Dortmund se enfrentam pelas oitavas, às 17h45, em Portugal.

O time português conta com o retorno do atacante Jonas à competição europeia. O brasileiro foi desfalque na primeira fase devido a lesão. Ele e o goleiro Ederson serão observados por Taffarel, treinador de goleiros da seleção.

NA TV
PSG x Barcelona
17h45 EI Maxx


Endereço da página:

Links no texto: