Folha de S. Paulo


Jô marca de pênalti, e Corinthians estreia com vitória no Paulista

Pressionado pela falta de reforços de impacto, a campanha ruim em 2016 e o treinador novato, o Corinthians começou com vitória o Campeonato Paulista de 2017.

Uma das contratações questionadas foi responsável pelo placar de 1 a 0 sobre o São Bento, neste sábado (4), em Sorocaba. Jô sofreu pênalti e o converteu aos nove minutos do 2º tempo.

"A ansiedade era grande para fazer o gol. Agora o objetivo é marcar na Arena Corinthians", disse o atacante.

Foi o primeiro de Jô pela equipe depois de 11 anos. Ele foi revelado pelo Corinthians, onde atuou pelos time profissional entre 2003 e 2005. O último havia sido contra o Botafogo-RJ, em agosto de 2005.

O resultado dá fôlego também para o treinador Fábio Carille, efetivado após a saída de Oswaldo de Oliveira, que foi demitido após a disputa do Campeonato Brasileiro do ano passado.

O desempenho das duas equipes foi prejudicado pela chuva que caiu em Sorocaba. O gramado do estádio Walter Ribeiro ficou pesado, com poças d'água e havia dificuldade para trocar passes em alguns trechos do campo.

Isso ajuda a explicar, mas não define o motivo para a partida ter sido pobre na parte técnica. Desentrosado, o Corinthians criou poucas oportunidades. O São Bento, menos ainda, apesar de contar com jogadores com passagens (apagadas) por grandes clubes de São Paulo.

A referência no ataque é Ricardo Bueno, centroavante que atuou pelo Palmeiras entre 2011 e 2012. O principal armador é Morais, revelado pelo Vasco e contratado pelo Corinthians em 2008.

O time de Sorocaba não atacou durante os 90 minutos, mas saiu de campo reclamando. A bronca foi com o árbitro Raphael Claus, que marcou o pênalti que definiu o placar. Jô reconheceu ter sido malandro na jogada.
"Teve um pouco de malandragem. Mas o zagueiro me puxou, puxou e eu já estava quase sem força. Então, caí", explicou, após a partida.

ALTERNATIVA

Carille tentou fazer mudanças durante o jogo para dar criatividade ao Corinthians, que encontrou dificuldade para construir lances ofensivos, além do gol. Camacho e Marquinhos Gabriel foram duas substituições para oferecer à equipe maior poder de fogo. Sem sucesso.

Quando a segunda rodada do Campeonato Paulista acontecer, no próximo final de semana, a diretoria espera ter anunciado a contratação do meia Jadson. Ele rescindiu contrato com o Tianjin Quanjian, da China. No sábado (11), o Corinthians recebe o Santo André, no Itaquerão. Antes disso, estreia na Copa do Brasil contra a Caldense, quarta (8), em Poços de Caldas. A classificação para a 2ª fase será decidida em jogo único. Por ter melhor ranking, os paulistas jogam pelo empate.


Endereço da página:

Links no texto: