Folha de S. Paulo


São Bernardo aposta em presidente de 27 anos na disputa do Paulista

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP, BRASIL, 26-01-2017, 14h30: Retrato do presidente do Sao Bernardo FC Thiago Ferreira, 27, e do tecnico Sergio Vieira, 24, (preto). Com um presidente de apenas 27 anos, um treinador de 34 anos e um diretor de futebol com 36, o Sao Bernardo aposta na juventude para surpreender no Campeonato Paulista. O time e o segundo mais jovem da competicao, fica atras somente do Red Bull Brasil, e tem jogadores que foi refugo em outras equipes, como os atacantes Edno e Patrick Vieira. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO)
Presidente do São Bernardo, Thiago Ferreira, 27, (esq.) aposta no técnico Sérgio Vieira, 34

O Campeonato Paulista deste ano registra a menor média na idade dos treinadores das últimas oito edições. Com 43,25 anos, supera 2016, que até então era a mais baixa, com 45,5.

Mas não é só na beira do campo que o Campeonato Paulista tem jovens no comando. No São Bernardo, que faz a sua quinta participação seguida na elite do Estadual de São Paulo, além do técnico mais novo do torneio, o presidente tem apenas 27 anos e o diretor, 37.

"O problema dos clubes são as pessoas muito antigas que trabalham com a paixão. A juventude é boa pelo fôlego novo. Acho que o problema não é a idade, é a falta de profissionalismo", afirma o presidente Thiago Ferreira, no cargo desde do ano passado.

O dirigente novato recebeu o cargo do seu pai, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), 54, que adquiriu a equipe em 2009 e quase a vendeu. O negócio só não se concretizou pois Thiago foi contra a decisão de repassar a gestão do clube.

"Meu pai foi claro comigo: 'vou passar o clube para você, mas se atrasar o salários, não conte comigo. Vende seu apartamento e pague a folha salarial'. Eu topei. Após o Estadual [de 2016] assumi", conta.

Formado em direito e com pouca experiência nos bastidores do futebol, Thiago tinha uma missão desafiadora. Antes de virar presidente, tinha trabalhado no marketing, nas categorias de base e feito "bicos" como roupeiro e massagista na equipe quando o seu pai comandava.

Ao lado do diretor de futebol Edgard Montemor, 37, filho de um dos fundadores do São Bernardo, o ex-jogador e ex-deputado federal Edinho Montemor (PSDB), contratou Sérgio Vieira, 34. O português se tornou o técnico mais novo da história do clube paulista.

"Meu pai é muito conservador. Quando passei o nome do Sérgio Vieira ele não aceitou. Queria um mais experiente, com rodagem no Paulista", lembra.

"Imagina se chega um técnico aqui de 60 anos? Teria idade para ser meu avô. Um cara desse vai me respeitar?", brinca. Ferreira diz que o pai até dá palpites sobre a gestão, mas que a última palavra é sempre sua nas decisões.

"Não cabe mais no futebol o dirigente antigo que cuida da sua empresa e dá uma 'passadinha' no clube para ver o que está acontecendo", afirma Edinho Montemor.

O São Bernardo estreia no torneio neste sábado (4), às 17h, contra o Novorizontino, fora de casa.


Endereço da página: