Folha de S. Paulo


Federer vence Nadal e volta a ganhar um Grand Slam após cinco anos

WILLIAM WEST/AFP
O tenista suíço Roger Federer, 35, comemora vitória em partida final do Aberto da Austrália contra Rafael Nadal, 30
O tenista suíço Roger Federer, 35, comemora vitória em partida final do Aberto da Austrália

O duelo entre os rivais Roger Federer, 35, e Rafael Nadal, 30, neste domingo (29) foi acirrado. O suíço levou mais de três horas para vencer a final do o Aberto da Austrália em cinco sets de disputa. A parciais foram de 6-4, 3-6, 6-1, 3-6 e 6-3.

A decisão da partida veio com um desafio, pedido pelo espanhol. A tecnologia usada para os definir pontos é usada desde 2002. Câmeras espalhadas pela quadra analisam e geram uma projeção em 3D das jogadas. Esse tira-teima definiu foi usado pelos árbitros para definir o título de Roger Federer.

Ao se tornar campeão de um Grand Slam novamente após cinco anos, Federer quebrou sua tradicional frieza e comemorou efusivamente. O veterano pulou e gritou.

"Estou sem palavras", disse ao levar o troféu. "Para mim, esse título é tudo, pelo retorno e por fazer uma grande jogo com o Rafa [Nadal]".

O renascimento de um mito - Com vitória na Austrália, Federer volta ao top 10 do ranking da ATP; veja abaixo as posições ficou desde 2004

O resultado colocou Federer novamente entre os dez melhores do mundo no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), na 10º posição.

Ele estava fora dessa lista desde novembro do ano passado, depois de ter aparecido nela por mais de 14 anos consecutivos. Logo após o Grand Slam australiano de 2016, ele machucou o joelho e não disputou até abril de 2016.

Federer se lesionou ao dar banho nas filhas e precisou passar por cirurgia. Na volta às quadras, foi eliminado na semifinal de Wimbledon-2016 e encerrou a temporada precocemente, ainda com problemas no joelho.

O último título de Grand Slam do suíço havia sido em 2012, no torneio de Wimbledon em partida contra o britânico Andy Murray.

Com a derrota, o espanhol fica na sexta posição do ranking; acima do nono lugar com o qual entrou na competição.

No primeiro set, Federer chegou a abrir vantagem de dois games sobre o espanhol, no 5 a 3. O suíço manteve seu jogo até fechar com 6 a 4.

Quem abriu o segundo set na frente foi Nadal. Só quando o placar marcava 4 a 0 para o espanhol veio a reação de Federer, com seu primeiro game no set. Sem recuperação expressiva do suíço, Nadal fechou o segundo set com vantagem de três pontos, marcando 6 a 3.

O terceiro set começou com ponto de Federer, que marcou 3 a 0 sobre Nadal. O suíço encerrou o set com larga vantagem, no 6 a 1.

O quarto set foi do espanhol, que o encerrou em 6 a 3. Após o fim do set, Federer pediu intervalo para atendimento médico.

Nadal teve o primeiro game do set decisivo, o mais disputado do jogo, mas ele foi alcançado pelo suíço no 3 a 3. Federer passou à frente com o 4 a 3 e fechou o set com 6 a 3, confirmando o título. O último game foi decidido após um desafio pedido pelo espanhol.

Esse é o 35º confronto entre os tenistas. No total dos embates, o espanhol levou a melhor em 23 jogos e Federer venceu 12. Os dois não se enfrentavam desde 2015 e a última final de Grand Slam entre eles aconteceu em 2011, no Aberto da França, conquistado por Nadal.

Aos 35 anos de idade, Federer, que entrou no Aberto da Austrália como 17º colocado no ranking da ATP, precisou enfrentar quatro tenistas entre os dez primeiros colocados da lista de melhores do mundo durante a competição, feito alcançado anteriormente apenas pelo sueco Mats Wilander, em 1982, no torneio de Roland Garros.

Essa foi a quinta partida de final de Grand Slam na era profissional do esporte, que perdura desde 1968, em que dois tenistas com 30 anos de idade ou mais se enfrentaram.

FEMININO

Na manhã do último sábado (28), Serena Williams venceu a final do feminino do Aberto da Austrália contra a irmã, Venus Williams.

Esse foi seu 23º título de torneio da era profissional do esporte, novo recorde mundial que a levou novamente à primeira posição do ranking da WTA (associação de tênis feminino, na sigla em inglês).

O renascimento de um mito - Com vitória na Austrália, Federer volta ao top 10 do ranking da ATP; veja abaixo as posições ficou desde 2004


Endereço da página:

Links no texto: