Folha de S. Paulo


Clubes esnobam estádios 'padrão Fifa' por alto custo e falta de tradição

Apesar de terem à disposição arenas "padrão Fifa", que foram construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014, cinco clubes que disputarão as séries A e B do Brasileiro em 2017, em quatro capitais do país, têm optado por mandar seus jogos em estádios menores e de estrutura mais simples.

Para justificar a escolha, dirigentes elencam fatores como o custo mais elevado para se jogar nas arenas da Copa ou a identificação da torcida com outros estádios.

É o caso do ABC, de Natal. Recém-promovido para a Série B, o time manda seus jogos no Frasqueirão, pertencente ao próprio clube, em detrimento da Arena das Dunas, usada pelo principal rival do time, o América-RN.

Alex Regis - 7.jul.2014/Tribuna do Norte
Estádio Frasqueirão
Arena das Dunas (esq.) e Estádio Frasqueirão (dir.)
Adriano Abreu - 27.ago.2014/Tribuna do Norte
Arena das Dunas
Arena das Dunas

A diferença entre os estádios é notória, a começar pela capacidade: aproximadamente 18 mil no Frasqueirão, contra 31 mil na Arena.

Rodrigo Salustino, vice-presidente executivo do ABC, minimiza a diferença na infraestrutura. "Temos todo o conforto necessário, apesar de não ter a sofisticação de uma arena moderna", diz.

Os baixos públicos que o time leva para o estádio também pesam na decisão, porque fazem com que não compense o aluguel de um espaço maior, segundo o dirigente. Na semifinal da Série C de 2016, último jogo oficial do ABC em casa no ano passado, foram 7.335 pagantes no Frasqueirão, segundo a CBF.

IDENTIFICAÇÃO

Em Recife, ao contrário do que faz o Náutico, o Santa Cruz e o Sport preferem mandar suas partidas fora da Arena Pernambuco. Atuam, respectivamente, no estádio do Arruda e na Ilha do Retiro.

Rodrigo Lobo - 16.set.2010/JC Imagem/Folhapress
Estádio do Arruda
Arena Pernambuco (esq.) e Estádio do Arruda (dir.)
Ruben Sprich - 29.jun.2014/Reuters
Arena Pernambuco
Arena Pernambuco

De acordo com Constantino Júnior, diretor de futebol do Santa Cruz, apesar de a diferença na infraestrutura pesar, já que o Arruda é 41 anos mais velho que a Arena Pernambuco, a identificação do clube com o local pesa mais.

"É uma questão histórica mesmo, o costume do torcedor com o nosso estádio".

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Sport informou que a opção se deve a uma questão financeira e também pela relação do torcedor com a Ilha do Retiro.

Marcos Michael - 7.mai.2008/JC Imagem/Folhapress
Ilha do Retiro
Arena Pernambuco (esq.) e Ilha do Retiro (dir.)
Ruben Sprich - 29.jun.2014/Reuters
Arena Pernambuco
Arena Pernambuco

Já a Arena Fonte Nova, em Salvador, está acostumada a receber o Bahia, mas não de seu principal rival, o Vitória. O time rubro-negro baiano costuma mandar suas partidas no Barradão.

Segundo dirigentes, o clube tem maior potencial de retorno financeiro e técnico no seu estádio. O Vitória não descarta, porém, organizar jogos pontuais na Fonte Nova. O clube diz manter boa relação com a administradores do estádio da Copa de 2014.

Camila Souza - 6.jun.2015/Governo da Bahia
Barradão
Fonte Nova (esq.) e Barradão (dir.)
Vaner Casaes - 10.ago.2016/Agência Bapress
Fonte Nova
Fonte Nova

MARACANÃ

Em novembro do ano passado, o Flamengo fechou um acordo para mandar seus jogos no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. O espaço pertence à Portuguesa-RJ e foi usado pelo Botafogo em 2016.

Fred Luz, diretor geral do time rubro-negro, no entanto, diz que a preferência do time é pelo Maracanã. O acordo com a Portuguesa carioca se deu como uma precaução.

"Não sabemos o que vai acontecer com o Maracanã", diz o dirigente flamenguista.

O palco da final da Copa de 2014 vive momento de indefinição. A Odebrecht, principal acionista da concessionária que administra o estádio, tenta vender sua parte no negócio e cogita devolver a arena para o Estado, que vive grave crise financeira. Caso isso aconteça, o governo deve fazer nova licitação.

De acordo com Luz, mesmo que o Flamengo acabe por conseguir usar o Maracanã, seria possível conciliar os uso dos dois estádios.

"O Maracanã é inadequado para jogos com menos de 20 mil pessoas", afirma. Nesses casos, o clube mandaria os jogos no Luso Brasileiro, que será reformado.

Guilherme Pinto -29.jun.2016/EXTRA/Agência O Globo
Estádio Luso Brasileiro
Maracanã (esq.) e estádio Luso Brasileiro (dir.)
Celso Pupo - 23.out.2016/Fotoarena/Folhapress
Maracanã
Maracanã

NÚMEROS DOS ESTÁDIOS

> Rio Grande do Norte

Arena das Dunas (estádio padrão Fifa)
Inauguração: 2014
Capacidade: 31 mil

Frasqueirão
Inauguração: 2006
Capacidade: 18 mil

> Pernambuco

Arena Pernambuco (estádio padrão Fifa)
Inauguração: 2013
Capacidade: 46 mil

Estádio do Arruda
Inauguração: 1972
Capacidade: 60 mil

Ilha do Retiro
Inauguração: 1937
Capacidade: 33 mil

> Bahia

Arena Fonte Nova (estádio padrão Fifa)
Inauguração: 2013
Capacidade: 50 mil

Barradão
Inauguração: 1986
Capacidade: 35 mil

> Rio de Janeiro

Maracanã (estádio padrão Fifa)
Inauguração: 1950
Capacidade: 79 mil

Estádio Luso Brasileiro
Inauguração: 1965
Capacidade: 18 mil


Endereço da página: