Folha de S. Paulo


Corinthians anuncia Carille, que já havia sido descartado por presidente

Rubens Cavallari/Folhapress
Fábio Carille dirige o Corinthians contra o Fluminense, em jogo da Copa do Brasil
Fábio Carille dirige o Corinthians contra o Fluminense, em jogo da Copa do Brasil

O anúncio de Fábio Carille como treinador do Corinthians, nesta quinta-feira (22), foi mais uma demonstração da situação caótica pela qual o clube alvinegro passa.

Auxiliar técnico no time desde 2009, ele já havia sido descartado pelo presidente Roberto de Andrade como treinador da equipe no último dia 15, quando Oswaldo de Oliveira foi demitido.

Agora, no entanto, sem conseguir fechar com nenhum nome do mercado, como havia prometido Andrade, é justamente em Carille, uma opção caseira, que o clube paulista aposta para sua próxima temporada.

"Não há ninguém mais adaptado e com conhecimento do que ele. Não vai precisar explicar quem veio da base, quem já está, não precisa de integração", disse o diretor de futebol, Flávio Adauto.

O clube não divulgou o tempo de contrato ou o valor do salário de Carille, que terá sua quarta oportunidade no comando do time. Em 2010, após a demissão de Adílson Batista, Carille fez duas partidas -um empate e uma derrota- como interino antes da chegada de Tite.

Neste ano, após a saída do técnico gaúcho para assumir a seleção, Carille comandou o time em mais dois jogos -uma vitória e um empate.

Voltou a ser auxiliar técnico com a chegada de Cristóvão Borges, em junho, mas, como ele durou só três meses no cargo, Carille assumiu novamente o comando do time.

Dessa vez, foram seis jogos à frente da equipe (três vitórias, dois empates e uma derrota) e, com o apoio de boa parte dos dirigentes corintianos, recebeu da presidência a promessa de que permaneceria até o fim de 2016.

Não foi o que ocorreu, e o time contratou Oswaldo de Oliveira para o seu lugar. A decisão gerou um racha na cúpula corintiana, e o então diretor de futebol, Eduardo Ferreira, pediu demissão.

Após a saída de Oliveira, que ficou só dois meses, especulou-se sobre Guto Ferreira, do Bahia, e Jair Ventura, do Botafogo, sobre os quais o Corinthians negou interesse.

Flávio Adauto, no entanto, confirmou que, mesmo dessa vez, Carille não foi a primeira opção e que chegou a conversar com Reinaldo Rueda, técnico do Atlético Nacional, da Colômbia.

"O foco era o Reinaldo [Rueda]. O Carille acompanhou esse processo e viu. Ficamos muito felizes de poder apresentar que este é o nosso técnico", afirmou o diretor.

Em sua apresentação, Carille diminuiu o fato de ser a segunda opção e garantiu que não está preocupado com pressão. "As coisas acontecem no momento certo. Participei de tudo, estou há oito anos no clube, sei como é a política. Aconteceu o que tinha que acontecer", disse.

Carille afirmou ainda que não se surpreendeu com a escolha. Sobre o presidente não ter o efetivado antes, disse apenas: "agora já foi". "Dessa vez será diferente. Não sou mais interino, agora sou treinador. Não é que estão me colocando para ver, já viram", afirmou o técnico.

TIME COMPACTO

Novo técnico do Corinthians, Fábio Carille prometeu ao torcedor um time com "linhas organizadas, compactas". "Nunca escondi que é a linha do Tite. Meu jeito de ser é parecido com o dele."

Como auxiliar técnico do time desde 2009, Carille trabalhou nas principais conquistas do Corinthians nesse período. Saiu só por um breve período para ser espião da seleção, então com Mano Menezes.

Carille não quis antecipar nomes que poderão fazer parte de sua comissão técnica. Um dos mais cotados é o de Osmar Loss, treinador da equipe sub-20.

O novo técnico não quis adiantar possíveis reforços para 2017, mas mostrou apetite por apresentar logo bons resultados. "Vamos entrar forte no Paulista, como um Mundial".

Natural de Sertãozinho, Carille foi zagueiro e lateral. Iniciou a carreira em 1992, no time de sua cidade natal, e a encerrou em 2007, no Grêmio Barueri. Em 1995, teve passagem de seis meses pelo ao Parque São Jorge, sem sucesso.

Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians
O presidente Roberto de Andrade apresenta o novo diretor de futebol Flavio Adauto, apos o treino esta manha no CT Joaquim Grava, zona leste da cidade. O proximo jogo da equipe sera amanha, sabado, dia 29/10, na Arena Corinthians contra a Chapecoense/SC, valido pela 33a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. Juiz: Jean Pierre Goncalves Lima - Sao Paulo / SP - Brasil - 28/10/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians ORG XMIT: Treino do Corinthians ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O diretor de futebol Flávio Adauto conversa com jornalistas; presidente Roberto de Andrade ao fundo

PLANEJAMENTO

Durante a apresentação de Fábio Carille como treinador do Corinthians, o diretor de futebol do clube, Flávio Adauto, falou sobre o planejamento da equipe para 2017. "Continuamos vendo os nomes que já estávamos vendo na época do Oswaldo, incluímos um ou outro, discutimos possibilidades para ter um elenco mais equilibrado."

Para o dirigente, há uma base montada, mas desequilibrada, e, em busca de novas peças, o time tem uma política financeira a ser seguida. Os valores pedidos teriam sido, inclusive, o motivo da pausa nas negociações com o meia Rithely, do Sport.

"A gente pensava no Rithely? Pensava. Não pensa mais! O Alessandro [Nunes, gerente de futebol] conversou com o pessoal. Teve [valores] x e y. Mas daqui a pouco tem x, mais x e y. E se reverter [voltar ao valor original]? Volta a negociação", disse Adauto.

Ele confirmou também a proposta do Atlético-MG por Marlone, mas disse achar difícil que o Corinthians aceite.

"Não nos é conveniente perder o jogador. Tem a oferta oficial, mas não nos interessam os valores. E a gente quer que o atleta siga com a gente. Ele tem contrato longo. A não ser que seja algo fantástico, mas não é o caso."

O diretor sinalizou ainda que um pedido do próprio Carille pesou a favor da permanência de Marlone. "Avaliamos que ele é importante, o Carille nos falou que quer ficar com ele. Mas não vamos ser grossos de rejeitar, vamos dizer que não nos interessa."

Para 2017, o Corinthians já anunciou a contratação dos atacantes Jô e Luidy, revelação do CRB.

-

PAPO TORTO

Discursos de presidente e diretor corintianos mostram idas e vindas na escolha do técnico para 2017

17.set.2016 - Sai Cristóvão
Após a derrota para o Palmeiras, o Corinthians demite Cristóvão Borges e o presidente Roberto de Andrade efetiva Carille:

"Fábio Carille será o nosso treinador até o final do ano. Depois vamos ver quem vamos trazer", disse Roberto de Andrade, presidente do Corinthians

21.set.2016 - Mudança de tom
No dia em que Carille comandou o time no 1 a 0 sobre o Fluminense pela Copa do Brasil, Andrade mudou o discurso:

"A gente vai levando até aparecer alguém. Ele está até o final do ano, mas tudo pode acontecer", disse Roberto de Andrade, presidente do Corinthians

14.out.2016 - Chegada de Oswaldo
Clube anuncia Oswaldo de Oliveira, Carille volta ao posto de auxiliar. Pouco antes do anúncio, presidente elogia novo técnico:

"Não escondo que tenho apreço por ele [Oswaldo]. Ele tem todos os pré-requisitos que o Corinthians precisa", disse Roberto de Andrade, presidente do Corinthians

22.nov.2016 - Garantido
Mesmo após maus resultados do treinador, diretor de futebol Flávio Adauto garante que Oswaldo continua em 2017:

"[Oswaldo] é o técnico do Corinthians para 2017. Somos o clube que menos trocou de técnico em dez anos", disse Flávio Adauto, diretor de futebol do Corinthians

15.dez.2016 - Oswaldo cai
A promessa é descumprida, e Oswaldo de Oliveira é demitido pelo Corinthians. Roberto de Andrade descarta efetivar Carille:

"Não, no momento teremos um nome [do mercado]. Não que ele [Carille] não mereça", disse Roberto de Andrade, presidente do Corinthians

22.dez.2016 - Carille de novo
Flávio Adauto anuncia Carille como treinador após confirmar que a primeira opção era Reinaldo Rueda, do Atlético Nacional (COL)

"O único nome buscado foi o Rueda, que não poderá vir. Ficamos muito felizes de poder apresentar o Carille", disse Flávio Adauto, diretor de futebol do Corinthians


Endereço da página:

Links no texto: