Folha de S. Paulo


Cristiano Ronaldo decide Mundial marcado por polêmicas com vídeo

Em um Mundial de Clubes marcado pela polêmica experiência com o árbitro auxiliar de vídeo (VAR, na sigla em inglês), Cristiano Ronaldo, 31, novamente impôs sua lei.

A caminho de ser eleito pela quarta vez pela Fifa o melhor jogador do mundo, o português marcou três vezes na final do torneio, em Yokohama, neste domingo (18). O Real Madrid teve mais dificuldades do que se esperava para bater o Kashima Antlers na prorrogação, por 4 a 2.

No fim de uma semana em que ganhou a sua quarta Bola de Ouro, tradicional prêmio da revista "France Football", o atacante foi decisivo novamente. No segundo tempo da final, quando seu time perdia por 2 a 1, ele empatou o jogo na cobrança de um pênalti. Na prorrogação, marcou mais duas vezes e garantiu o título para o Real.

Para um jogador que tem nas últimas cinco temporadas média de mais de um gol por partida, conforme levantamento publicado pela Folha neste domingo, marcar três vezes em uma final não é exatamente uma surpresa.

No melhor ano de sua carreira, Cristiano conquistou a Liga dos Campeões da Europa, foi campeão pela primeira vez com Portugal na Eurocopa, levou a Bola de Ouro e, agora, o Mundial de Clubes.

Só falta o prêmio de melhor do mundo pela Fifa, a ser entregue no dia 9 de janeiro. Ele já ganhou a distinção em outras três ocasiões na carreira.

Mesmo sem ter feito uma partida brilhante, o astro apareceu para tirar o Real de uma enrascada. Após o gol de Benzema, no início da partida, esperava-se uma vitória fácil dos espanhóis, mas Shibasaki empatou perto do fim da primeira etapa e, no segundo tempo, virou o confronto.E

Quando a maior surpresa da história do Mundial se desenhava, um pênalti permitiu a Cristiano empatar o jogo. Na prorrogação, a defesa do Kashima sucumbiu.

MAIS CONTROVÉRSIA

Ainda que em menor escala do que nas semifinais, o teste com o árbitro auxiliar de vídeo voltou a causar polêmica na final do Mundial.

No segundo tempo, o zagueiro Sergio Ramos, que já tinha um cartão amarelo, fez falta dura. O árbitro Janny Sikazwe, de Zâmbia (que ocupa a 91ª posição no ranking da Fifa), ameaçou tirar o cartão amarelo para expulsá-lo.

Após alguns segundos, possivelmente alertado no ponto eletrônico de que Ramos já tinha cartão, Sikazwe desistiu da punição. Nesse lance, e no pênalti que resultou no gol de empate do Real, jogadores do Kashima pediram ao árbitro que revisse a imagem no monitor de vídeo, mas foram ignorados.

O mesmo ocorreu na decisão do terceiro lugar, entre os colombianos do Atlético Nacional e os mexicanos do América (vencida pelos sul-americanos nos pênaltis).

Os jogadores do time da Colômbia pressionaram o árbitro para rever um lance, também sem sucesso.

O resultado dos testes feitos pela Fifa no Japão foi uma coleção inesperada de polêmicas (veja quadro abaixo).

Se a ideia da entidade era convencer o mundo do futebol de que o árbitro de vídeo é um ganho para a modalidade, o tiro saiu pela culatra.

SURPRESA

"Meu Deus! Nós não esperávamos um jogo tão difícil." Um Cristiano Ronaldo visivelmente aliviado definia assim a partida deste domingo (18) em que o Real Madrid conquistou o Mundial de Clubes.

Com muita organização e ótimo preparo físico, o Kashima Antlers foi um adversário muito complicado para o Real e mereceu elogios do principal astro do time espanhol.

"Foi um jogo extremamente duro. Nosso adversário conseguiu reagir na partida. É um time muito bom, com uma ótima forma física", comentou Cristiano Ronaldo.

A vitória deste domingo deu ao Real Madrid seu quinto título mundial, e o segundo desde que a Fifa começou a organizar o torneio (o primeiro foi conquistado em 2014, sobre o San Lorenzo).

O clube espanhol isolou-se como o maior campeão do mundo, com uma conquista a mais do que o Milan, que tem quatro (uma do Mundial da Fifa).

Entre os clubes brasileiros, o que tem mais títulos mundiais é o São Paulo, com três (um da Fifa).

-

Real Madrid 4 x 2 Kashima Antlers

Data: 18/12/2016
Horário: 8h30 (de Brasília)
Local: Estádio Internacional de Yokohama (Yokohama, Japão)
Gols: Benzema, 8'; Shibasaki, 44', 52'; Cristiano Ronaldo, 59', 98', 106'.

Real Madrid: Keylor Navas, Daniel Carvajal, Raphael Varane, Sergio Ramos (Nacho) e Marcelo; Casemiro, Toni Kroos, Luka Módric (Kovacic) e Lucas Vazquez (Isco); Cristiano Ronaldo (Morata) e Benzema.
Técnico: Zinedine Zidane.

Kashima Antlers: Hitoshi Sogahata, Gen Shoji, Naomichi Ueda e Shuto Yamamoto; Shoma, Atsutaka Nakamura, Mitsuo Ogasawara (Fabrício), Gaku Shibasaki e Yasushi Endo (Ito); Daigo Doi (Suzuki) e Mu (Akasaki).
Técnico: Masatada Ishii.


Endereço da página:

Links no texto: