Folha de S. Paulo


Barça encara 'freguês' PSG nas oitavas; veja os duelos da Liga dos Campeões

Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões foram definidos nesta segunda-feira (12), em um evento realizado na sede da Uefa, na Suíça. Promessa de grandes jogos, o sorteio teve como destaque a definição do jogo entre Barcelona e Paris Saint-Germain. Os jogos de ida serão realizados na segunda metade de fevereiro de 2017, enquanto a volta será no começo de março.

Franceses e catalães têm um histórico recente de confrontos, com ampla superioridade para a equipe do brasileiro Neymar. Na temporada 2014-2015, Barcelona e PSG se enfrentaram na fase de grupos e nas quartas de final. Foram três vitórias do time catalão, com uma derrota na primeira fase na partida em Paris. Já em 2012-2013, o Barcelona eliminou o rival nas quartas de final após dois empates: 1 a 1 em casa e 2 a 2 em Paris.

Outro grande duelo será entre Bayern de Munique e Arsenal. É a terceira vez nas últimas cinco edições do torneio que londrinos e alemães se enfrentam nesta fase, com aproveitamento perfeito do Bayern até então. Os alemães se classificaram às quartas de final nos confrontos de 2012-2013 e 2013-2014 da Liga dos Campeões, o primeiro pelo gol fora de casa, o segundo no placar agregado. Foram duas vitórias do Bayern, uma do Arsenal e um empate.

O evento seguiu as seguintes regras: times do mesmo país, ou que foram do mesmo grupo na fase anterior, não poderiam ser sorteados para as oitavas de final. Acompanhado a isso, os vencedores das chaves decidirão as oitavas em casa.

O sorteio prometia grandes confrontos, visto que Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Manchester City avançaram como segundo colocados em seus grupos. Além deles, Benfica, Bayer Leverkusen, Porto e Sevilla estavam na mesma situação.

No pote principal estavam os vencedores das chaves na primeira fase da competição: Arsenal, Atlético de Madri, Barcelona, Borussia Dortmund, Juventus, Leicester, Monaco e Napoli.


Endereço da página: