Folha de S. Paulo


Corpos de vítimas de tragédia aérea devem chegar a Chapecó às 10h

Por "atrasos operacionais" no traslado entre Manaus e Chapecó (SC), os corpos das vítimas da tragédia aérea da Chapecoense devem chegar a Santa Catarina por volta das 10h para o velório coletivo, com mais de duas horas de atraso.

Segundo a Força Aérea Brasileira, houve uma reacomodação dos 50 corpos em apenas duas aeronaves, o que atrasou a decolagem em duas horas. Com isso, a previsão de chegada a Chapecó é para as 9h45 deste sábado (3).

A previsão inicial era de que os caixões fossem transportados em três aeronaves do modelo Hércules da FAB –17 na primeiro, 17 na segunda e 16 no terceira. Contudo, o terceiro avião que iria para o Sul deve permanecer na base aérea de Manaus.

A primeira aeronave iniciou viagem às 4h (de Brasília); a segunda, minutos depois, às 4h11.

A cerimônia no estádio terá uma abertura e uma apresentação do histórico da Chapecoense. Torcedores serão convidados a cantarem o hino. Em seguida, haverá pronunciamentos, homenagens, entrada das bandeiras, registro das vítimas, a leitura da mensagem do papa, honras militares e encerramento.

Por WhatsApp, moradores de Chapecó que sabem falar inglês, espanhol, francês e alemão foram convocados para ajudar na tradução da cerimônia aos mais de 1.000 jornalistas credenciados para cobrir o evento. São profissionais de 15 países. Na noite de sexta (2), a organização do velório coletivo já recusava tradutores voluntários de tantos que apareceram. A mobilização dos moradores foi feita só pelo aplicativo de troca de mensagens no celular.

Os atos de homenagens terão uma estrutura de segurança que inclui um contingente formado por 150 policiais militares, 60 bombeiros, 25 policiais rodoviários federais, 20 policiais rodoviários estaduais, 300 oficiais do Exército, 20 policiais civis, 12 agentes de trânsito do município, 40 guardas municipais e 150 a 200 seguranças.

Na noite de sexta (2), dezenas de coroas de flores foram colocadas no gramado do estádio. Os corpos ficarão em urnas sob lonas em um canto do gramado, onde familiares poderão circular. A outra metade do campo ficará reservada para a imprensa. O público poderá ficar apenas na arquibancada.

A organização do evento sugere que os torcedores usem ou levem tecidos brancos, lenços e bandeiras para a cerimônia. A Chapecoense também recomenda que a população evite levar crianças com menos de cinco anos, "conforme já orientado pelo núcleo de psicologia", segundo informe do clube.

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

RIO DE JANEIRO

O avião com oito jornalistas que perderam a vida no acidente em Medellín pousou por volta das 5h10 no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os corpos dos três profissionais da TV Globo, Guilherme Marques, Guilherme Van der Laars e Ari Júnior serão velados na sede do Botafogo, no Rio. A expectativa é que só devem ser liberados por volta das 10h (de Brasília).

Os corpos dos cinco demais jornalistas serão transportados para Santa Catarina. Entre eles estão Giovane Klein, Bruno Mauri e Djalma Neto, da RBS, afiliada da TV Globo. O avião será reabastecido e parte em direção a Florianópolis.

Os aviões da FAB saíram da Colômbia nesta sexta-feira (2) por volta de 19h20. Segundo a Infraero, a primeira aeronave com os corpos das vítimas do desastre pousou em Manaus às 23h20. O segundo avião chegou às 23h35. O terceiro pousou na Base Aérea à meia noite, no horário de Brasília.

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: