Folha de S. Paulo


Temer agradece a presidente colombiano por solidariedade

O presidente Michel Temer agradeceu nesta sexta-feira (2) o apoio e a solidariedade do presidente de autoridades colombianas no caso da tragédia envolvendo o voo da Chapecoense.

Temer enviou nesta tarde correspondências oficiais ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ao governador do Departamento de Antióquia, Luis Pérez Gutiérrez, e ao prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, "em agradecimento ao apoio e à solidariedade prestadas pelo governo e pela sociedade colombiana às vítimas do trágico acidente com a aeronave que transportava a equipe da Chapecoense e jornalistas brasileiros".

Alan Marques - 24.nov.2016/Folhapress
O presidente Michel Temer e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, na cerimônia de apresentação do Novo Cartão Construcard, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (24).
O presidente Michel Temer em cerimônia no Planalto

Na mensagem ao mandatário colombiano, Temer salientou o reconhecimento à Colômbia pelo "profissionalismo na busca e no resgate das vítimas do acidente".

O presidente também fez menção "à emoção causada no Brasil com as múltiplas manifestações de solidariedade dos torcedores e jogadores do Atlético Nacional, da gente de Medellín, dos colombianos em todo o país".

Ao governador de Antióquia, Michel Temer afirmou que da cerimônia de homenagem no Estádio Atanásio Girardot mensagens pessoais recebidas de cidadãos comuns, "guardaremos na memória, para sempre, inúmeras expressões da grandeza e da generosidade do povo colombiano".

Já ao prefeito Zuluaga a mensagem foi de que "a cidade de Medellín oferece-nos inesquecível lição de humanidade: mais do que apoiar, com presteza e dedicação, os sobreviventes e os familiares dos mortos, sua gente une-se incondicionalmente a nossa dor".

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

No início da noite, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, informou ter procurado, por telefone, o pai e a viúva do zagueiro Filipe Machado para explicar o que, para o Planalto, foi um mal entendido.

O pai do zagueiro disse que não irá ao aeroporto se encontrar com o presidente neste sábado (3). Em entrevista para o canal televisivo ESPN, ele disse que considera a atitude de Temer um desrespeito. "A pessoa importante aqui hoje somos nós e os nossos filhos que morreram", afirmou.

Parola afirmou que não houve qualquer convite da Presidência da República para que familiares participassem da cerimônia no aeroporto.

Tragédia em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: