Folha de S. Paulo


CBF confirma ofício do Atlético-MG por W.O contra a Chapecoense

O Atlético-MG oficializou nesta quinta-feira (1º) junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que não entrará em campo para enfrentar a Chapecoense no próximo dia (11), às 17h, na Arena Condá, em Chapecó, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Antes de oficializar a decisão de não disputar a partida, Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG, entrou em contato com o mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, e explicou o motivo da decisão.

"Vim aqui somente informar que o Atlético não irá jogar contra a Chapecoense, não irá para Chapecó jogar a ultima partida. A gente acredita no esporte, respeita a dor, não é o momento de cobrar de jogador nenhum a essência do esporte", disse Nepomuceno em um comunicado para a imprensa.

De acordo com a CBF, Del Nero concordou com o dirigente do clube mineiro e pediu que o clube oficializasse sua decisão na entidade.

À Folha, a entidade explicou que não existe um artigo no regulamento que permite que ela cancele a partida. A CBF também mandará um árbitro para Chapecó para que o W.O seja confirmado.

Já a Chapecoense não se manifestou sobre a decisão do Atlético-MG. Na quarta-feira, Ivan Tozzo, presidente em exercício do clube catarinense, disse que Del Nero afirmou que "o jogo tem que acontecer. Tem que ser uma grande festa".

A decisão do Atlético-MG é em virtude do acidente com o avião da delegação da equipe catarinense na madrugada da última terça-feira (29), na região de Medellín, que culminou na morte de 71 pessoas. Destas, 19 eram jogadores. Apenas três atletas sobreviveram à tragédia (Alan Ruschel, Neto e Jackson Follman).

PUNIÇÃO

De acordo com o artigo 203 do CBJD (Confederação Brasileira de Justiça Desportiva), o clube que –deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão– poderá receber multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além da "perda dos pontos em disputa a favor do adversário".

"Neste caso, entendo que existe um justo motivo para a não realização da partida. É até uma questão de respeito do Atlético-MG para a Chapecoense. Não existe clima para esta partida", opinou o presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente.

Caso os dois clubes não compareçam ao jogo, Piacente afirmou que o caso seria único e por isso deveria ser analisado com cautela pelo órgão.

SUL-AMERICANA

Já a decisão da Copa Sul-Americana entre Atlético Nacional (COL) e Chapecoense está suspensa, de acordo com nota da Conmebol.

"Todas as atividades da Confederação estão suspensas até novo aviso", diz a nota.

O regulamento do torneio não possui nenhuma disposição específica sobre o tratamento a ser dado sobre o caso do jogo não ser realizado por um acidente que vitimou uma das equipes. Assim, o Comitê Executivo da entidade fica responsável pela definição sobre o futuro da competição.

"A decisão sobre o vencedor da competição será de natureza política, de competência do Comitê Executivo, e tendo em vista que o Nacional solicitou que a Chapecoense fosse declarada como campeã, não há nenhuma objeção legal para que a Conmebol dê o título ao clube", disse o advogado Eduardo Carlezzo.

Tragédia em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: