Folha de S. Paulo


Sedados, Neto e jornalista seguem em estado crítico, mas estável, diz médico

Entre os seis sobreviventes da queda do avião da Chapecoense, somente os dois tripulantes bolivianos –a comissária Ximena Suárez e o técnico aeronáutico Erwin Tumiri– não correm risco de morrer. Os outro quatro –os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Neto e o jornalista Rafael Henzel– continuavam nesta quarta (30) em estado crítico, porém estável.

Todos estão sedados e na UTI. Erwin e Ximena estão em "condições muito boas", segundo a diretora médica da clínica Somer (em Rionegro, cidade vizinha a Medellín), onde ambos estão internados. Os bolivianos são os únicos que não estão na UTI. Alan sofreu uma cirurgia na coluna vertebral –que, no momento, não compromete sua mobilidade, informou o hospital.

O zagueiro Neto e o jornalista Rafael Henzel estão sedados e entubados desde que foram internados, segundo Luiz Fernando Rodríguez, diretor médico da Clínica San Juan de Dios, na cidade de La Ceja, a cerca de 30 km do local do acidente. O que mais preocupa nos dois pacientes, informou Rodríguez, é a extensão do trauma torácico, mais grave em Neto que em Rafael.

A meta crucial é que eles recuperem a função pulmonar. Os pacientes, disse o diretor médico, não têm problemas neurológicos graves nem lesões sérias no membros, e só estão sedados para que sejam mantidos "numa condição de tranquilidade" necessária à recuperação.

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

O goleiro Follmann teve a perna direita amputada, "pela gravidade das lesões", informou Ferney Rodríguez, diretor médico do hospital San Vicente Fundación, também em Rionegro. "O controle da perna esquerda, como do paciente em geral, continua em evolução e estamos atentos na fase de estabilização", diz, em nota. Não há ainda elementos suficientes para saber o que pode ter ajudado os tripulantes na queda.

Veículos colombianos e brasileiros publicaram que Erwin declarou ter sobrevivido porque seguiu à risca o protocolo de segurança (pôs uma mala entre as pernas e ficou em posição fetal). Não apareceu até o momento um áudio da entrevista. O hospital em que ele está internado diz que no local ele não falou com a imprensa, e uma jornalista da rádio Caracol em Medellín (à qual veículos atribuíram a informação) disse que a emissora não o entrevistou.

O vice-presidente jurídico da Chapecoense, Luiz Antonio Palaoro, disse nesta quarta que os sobreviventes brasileiros ficarão ao menos dez dias internados nos hospitais da região de Medellín.

IDENTIFICADOS

Quarenta e dois corpos das vítimas do acidente já foram identificados por técnicos da Polícia Federal e do Itamaraty na Colômbia até o fim da tarde desta quarta (30), no horário de Brasília. A expectativa das autoridades brasileiras e colombianas é a de que todos os 71 mortos sejam identificados até o fim desta quarta-feira (30) ou nesta quinta (1º).

Os corpos têm sido liberados para preparo e embalsamamento na medida que vão sendo reconhecidos. A FAB tem três aviões preparados em Manaus para buscar os corpos, que serão transportados diretamente de Medellín para Chapecó. Os primeiros corpos devem chegar ao Brasil ainda nesta quinta-feira (1º).

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: