Folha de S. Paulo


Em sete anos, Chapecoense saiu do anonimato e virou xodó nacional

Em apenas sete anos, a Chapecoense saiu do anonimato para se tornar uma das maiores sensações do futebol brasileiro.

Em 2009, a equipe catarinense disputava somente a Série D do Campeonato Brasileiro. Após um terceiro lugar na competição daquele ano, a história do clube começou a mudar.

Alvadir Pelisser, um dos fundadores da Chapecoense contou à BBC Brasil que o clube nasceu debaixo de uma árvore na Avenida Central de Chapecó, quando ele e outro amigo, Lotário Immich, decidiram propor a fusão de dois times antigos, Atlético Chapecó e Independente, e montar um novo clube.

O encontro ocorreu em frente a uma loja de confecções de Pelisser, que na época dirigia o Independente. A Chapecoense foi fundada no dia 10 de maio de 1973.

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

Em 2005, por pouco o time não teve as portas fechadas. Devido a uma dívida de R$ 1,5 milhão, a razão social do clube teve que ser modificada para escapar da falência. Nesta época, o time nem sequer participava do Nacional.

Diante do cenário desolador, um grupo de empresários da região se uniu para quitar a dívida de gestões passadas.

"Do valor arrecadado, 70% era investido no futebol, enquanto 30% era destinado para pagar as dívidas, que terminaram por completo em 2013", afirmou o presidente Sandro Parollo, presidente da Chapecoense, à Folha em setembro. Parollo foi uma das vítimas do acidente com o avião que levava comissão técnica, jogadores e jornalistas à Colômbia deixando ao menos 70 pessoas mortas nesta terça (29).

A medida surtiu efeito. Em 2009, o clube participou da Série D do Brasileiro, e no mesmo ano garantiu acesso para a terceira divisão. Em 2012 e 2013, conquistou dois acessos consecutivos e chegou à elite do futebol brasileiro.

Torcedores da Chapecoense cantam em homenagem ao time após acidente

Em 2015, a equipe conseguiu um dos maiores feitos da história do clube: chegar às quartas de final da Copa Sul-Americana. O time foi derrotado pelo River Plate, mas a consagração e a afirmação no cenário internacional viriam no ano seguinte.

Neste ano, a Chapecoense conseguiu a classificação inédita para a final da Sul-Americana. O "Verdão do Oeste", como foi apelidado pelos torcedores, desbancou o San Lorenzo, campeão da Libertadores em 2014, e disputaria a decisão nesta quarta (30) contra o Atlético Nacional.

No Campeonato Brasileiro, o clube ocupa a nona posição, com 52 pontos ganhos. O último confronto da equipe ocorreu no último domingo (27), na partida que definiu o título do Nacional para o Palmeiras.

RAIO - X
FUNDAÇÃO: 10 de maio de 1973 (43 anos)
PRINCIPAIS CONQUISTAS: Campeonato Catarinense (1977, 1996, 2007, 2011 e 2016)
ACESSOS NO BRASILEIRO: 2009 -Série D / 2012 - Série C / 2013 -Série B / Na série A desde 2014

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: