Folha de S. Paulo


'Hoje é um dia muito triste para o futebol', diz presidente da Fifa

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, lamentou na manhã deste terça (29) o acidente aéreo com o avião da delegação da Chapecoense, que seguia para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Segundo as autoridades colombianas, pelo menos 71 pessoas morreram na queda do avião em La Unión, cidade próxima de Medellín.

"Hoje é um dia muito, muito triste para o futebol. Lamentamos muito o acidente aéreo na Colômbia. É uma notícia chocante e trágica. Neste momento difícil, nossos pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e amigos", afirmou o dirigente suíço.

"A Fifa gostaria de estender suas mais sinceras condolências aos fãs da Chapecoense, à comunidade do futebol e às organizações de mídia envolvidas no Brasil ", acrescentou.

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

AVIÃO

A Aeronave Avro RJ85, da LAMIA, que caiu na Colômbia deixando ao menos 71 mortos e que transportava o time da Chapecoense, estava em baixa velocidade no momento da queda.

Segundo o sistema de acompanhamento de aeronaves FlightRadar, no momento em que a aeronave deixou de emitir sinais, ela voava com velocidade de 142 nós (263 km/h).

Torcedores da Chapecoense rezam

Segundo o consultor em aviação Lito Sousa, uma velocidade tão baixa só é compatível com uma grande aproximação da pista de pouso, o que não era o caso. O avião estava a cerca de 30 km do aeroporto Internacional José Maria Córdova, em Rio Negro, ao lado da cidade de Medellín.

O acidente ocorreu quando a aeronave se aproximava de Medellín, no noroeste da Colômbia, segundo fontes oficiais. Por volta das 22h (horário local), a aeronave contatou a torre de controle da Aeronáutica Civil para informar que estava em emergência devido a falhas elétricas.


Endereço da página:

Links no texto: