Folha de S. Paulo


Temer decreta luto de três dias e coloca governo à disposição

O presidente Michel Temer informou que o governo colocou à disposição "todos os meios" para auxiliar parentes e dar a assistência necessária em relação à queda do avião da equipe do Chapecoense, nesta terça (29), na Colômbia.

O presidente decretou luto oficial de três dias. Em nota, Temer disse que a Aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados. "Nesta hora triste que a tragédia se ate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade", afirmou.

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

"O governo fará todo o possível para aliviar a toda dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional", disse o presidente, referindo à presença da equipe de Santa Catarina e também de jornalistas na lista de passageiros.

Em premiação promovida pelo TCU (Tribunal de Contas da União), na qual houve um minuto de silêncio, o presidente lamentou o acidente aéreo e disse que trata-se de um acontecimento "infausto" e "tristíssimo".

Ele lembrou que o governo federal disponibilizou aeronave para transportar familiares das vítimas para a Colômbia e que o Ministério das Relações Exteriores foi acionado para providenciar o deslocamento ao Brasil dos corpos.

"Eu quero mais uma vez lamentar o infausto acontecimento que gerou o falecimento de uma equipe de futebol e vários que a acompanhavam. Para nós, é um fato tristíssimo e a única coisa que podíamos fazer era tomar providências para de dar apoio às famílias que se enlutaram neste momento", disse.

O Itamaraty informou que ainda não tem uma lista oficial de vítimas do acidente. "A embaixada está em contato com as autoridades colombianas para confirmação de informações", informou a assessoria.

"O governo brasileiro está se colocando ao dispor com o que se fizer necessário" disse à Folha o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Segundo ele, no entanto, as autoridades colombianas ainda não pediram ajuda ao governo brasileiro, o que é necessário para que os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) entrem no território colombiano.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, também lamentou a tragédia: "Rezo por todos os passageiros do voo".

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o clube Chapecoense solicitou autorização para fretar um vôo ao exterior, mas o pedido foi negado pelo órgão. A assessoria da agência informou que não autorizou o voo por motivos técnicos e informou que divulgará mais detalhes na manhã desta terça.

Torcedores da Chapecoense rezam ao lado da Arena Condá

Torcedores da Chapecoense rezam ao lado da Arena Condá, em Chapecó

-

POLÍTICOS LAMENTAM TRAGÉDIA

"Minha solidariedade ao Chapecoense e familiares das vítimas. Estamos todos consternados com esta tragédia"

Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

*

"Externo minha solidariedade às famílias das vítimas envolvidas nesta tragédia e me coloco a inteira disposição para aliviar o sofrimento do momento. Desde a madrugada de hoje, estou acompanhando todas as informações junto com a equipe técnica da Anac".

Maurício Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil

*

"Uma tragédia que nos enluta. Lamentamos o acidente de avião que transportava o time da Chapeconense. Solidariaedade com a família das vítimas e com o Brasil"

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, no Twitter.

*

"Lamento profundamente a notícia do acidente aéreo envolvendo a delegação do Chapecoense. A equipe voava para defender o futebol brasileiro na primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional na Colômbia. Num pouso forçado, perdemos brasileiros que sonhavam voltar vitoriosos para casa. Rogo a Deus que console a família das vítimas e restabeleça a saúde dos sobreviventes. Peço empenho às autoridades competentes na apuração das causas do acidente."

Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional

*

"Lamentamos enormemente, nos solidarizamos com isso e esperamos que especialmente as famílias tenham muita força para enfrentar uma adversidade dessa natureza, dessa gravidade, e que sejam capazes de enfrentar, com a força que o ser humano tem, essa situação. Deixo aqui o registro da nossa solidariedade e das nossas condolências especialmente às famílias daqueles que foram colhidos por essa tragédia", disse a ministra.

Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal)


Endereço da página:

Links no texto: